|
COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.
8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!
 |
| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
eragon369 Site Admin

Registo: 18 Dec 2006 Mensagens: 1536 : Local/Origem: Coimbra! 44470 moeda
61742
Items
|
Colocada: Qua Abr 25, 2007 9:12 pm Assunto: "Senhor Deus, Esta é a Ana" (Leiam todos - Sem SPO |
|
|
Há os livros bons, os livros assim-assim e os livros maus. Entre livros bons existem os honestos, os inspirados, os emocionantes, os proféticos e os edificantes. Mas, na minha opinião, existe ainda outra categoria: a dos Ah! Esses livros! E este é um deles. Ah! Esses livros! são todos aqueles que provocam uma alteração profunda na consciência do leitor, aumentam a sensibilidade de tal forma que ele fica apto a olhar as coisas familiares como se as visse e as percebesse pela primeira vez. Ah! Esses livros! são obras que galvanizam. Atingem o sistema nervoso central de todo e qualquer ser de tal forma que o leitor recebe um choque fisico quase palpável. Um tremos de excitação perpassa-o.
É assim que começa a introdução do livro "Senhor Deus, Está é a Ana", de Fynn. A introdução, e principalmente este parágrafo, escrita por Vernon Sproxton, define, na minha opinião, excelentemente bem o livro.
Este livro não é propriamente uma narrativa de uma acção/aventura/whatever, e sim um livro que retrata a vida de uma menina que, no principio, tem 5 anos, e que é encontrada por Fynn.
Fynn, que não é o seu nome, e sim alcunha, conta muitas "cenas" da sua amizade (será?) com a Ana, uma "génia", não matemática, não cientifica, não nada, e sim na sua forma simplista e inocente de pensar.
Não sei se me explico bem, por isso posso citar alguns excertos do livro (5ª Edição).
(pág. 33/34) (note-se que ela é profundamente religiosa)
Depois do jantar e de se ter arrumado tudo, a Ana e eu sentávamo-nos para fazer qualquer coisa, geralmente do agrado dela. Não se tratava de conto de fadas, de histórias a fingir; a vida era a realidade e viver, qualquer coisa de maravilhoso e muito engraçado. A leitura da Bilia não lhe agradava muito, achava-a uma coisa primária, própria de crianças. A mensagem da Bíblia era simples e qualquer palerma a percebia em menos de meia hora! A religião consistia em fazer coisas e não ler acerca das coisas a fazer. Uma vez percebida a mensagem não adiantava continuar a ler, a ler. O padre do nosso bairro ficou pasmado quando lhe fez perguntas sobre Deus. A conversa foi assim:
- Acreditas em Deus?
- Acredito.
- Sabes quem é Deus?
- Sei.
- Quem é Deus, então?
- É Deus.
- Costumas ir à igreja?
- Não.
- Porquê?
- Porque já sei aquilo tudo.
- O que é que tu sabes?
- Sei amar o Senhor Deus, sei amar as pessoas todas, e os cães e os gatos e as aranhas e as flores e as árvores - e o catálogo ia continuando - com todo o meu coração.
Digam lá que não é uma forma MUITO interessante de ver as coisas?
Aqui vai outro excerto:
(pág. 34/35)
Aquela mania de os adultos irem à igreja deixava Ana cheia de suspeitas. A ideia de orações colectivas ia contra os seus principios de conversar a sós com o Senhor Deus. E ter de ir à igreja para se encontrar com o Senhor Deus era completamente absurdo. Afinal de contas, se o senhor Deus estava em toda a parte, e porque estava em toda a parte, não existia, portanto, qualquer relação entre ir à igreja e falar com o Senhor Deus. Tudo era extremamente simples. As pessoas deviam ir à igreja ouvir a mensagem enquanto eram muito pequenas. Depois de lá terem ido uma vez, as pessoas vinham cá para fora e faziam o que lá se tinha dito. Se continuavam sempre a ir à igreja, é porque não tinham recebido a mensagem ou não a tinham percebido, ou então era só para «se mostrarem»
Isto dá que pensar... _________________ <center>
"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center> |
|
| Voltar acima |
|
AnaSax Explorador Tímido

Registo: 01 Jul 2007 Mensagens: 15 : Local/Origem: V. N. Azeitão/Setúbal 412 moeda
800
Items
|
Colocada: Seg Jul 02, 2007 12:22 am Assunto: |
|
|
| ui fiquei com ansiedade de ler esse livro.... gostei dos pequenos excertos e da apresentação.... está-me cá a parecer que vou gostar de o ler, até porque muito possivelmente vou me identificar muito com a Ana, não só por ser o meu nome mas por ter alguns pontos em comum (acho eu, pela apresentação parece que sim). Obrigada Eragon |
|
| Voltar acima |
|
eragon369 Site Admin

61742
Items
|
Colocada: Seg Jul 02, 2007 9:29 am Assunto: |
|
|
| AnaSax escreveu: | | ui fiquei com ansiedade de ler esse livro.... |
Ainda bem... Acho que deve ser divulgado. Este livro deve mesmo ser lido!!!
| AnaSax escreveu: | | está-me cá a parecer que vou gostar de o ler, até porque muito possivelmente vou me identificar muito com a Ana, não só por ser o meu nome mas por ter alguns pontos em comum (acho eu, pela apresentação parece que sim). |
Quanto a gostares de ler, é óbvio que sim ( ). Quanto a identificares com a Ana, é possivel que te identifiques com os seus pensamentos, mas acho que (e não querendo desvalorizar-te) é dificil ter-se parecido com ela, porque é preciso ser-se muito desenvolvido mentalmente para a sua idade (5 anos) e, para além disso, ser influenciado pelas condidcionantes do que a rodeia, como Fynn e a sua família, o ambiente "decadente" mas unido (entre outros).
Quando leres o livro vais perceber o que eu quero dizer.
| AnaSax escreveu: | | Obrigada Eragon |
Sempre às ordens! Quando se tratam de bons livros há que divulgá-los!
By the way, quando tiver o livro de novo entre as mãos, posto mais alguns excertos aqui, para quem não estiver convencido a ler o livro, o ficar.
PS: Sublinho e volto a sublinhar a parte "não querendo desvalorizar-te". _________________ <center>
"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
|
| Voltar acima |
|
Canon Compulsive Writer

Registo: 02 Jan 2007 Mensagens: 369 :
10052 moeda
13291
Items
|
Colocada: Qua Jul 04, 2007 10:29 am Assunto: |
|
|
Comprei o livro ontem á noite e já vou na página 60. Comprei porquê?! bem, primeiro estava a lá a ler os livros e lembrei-me que o tinham aconselhado aqui no Cantinho (lembrei-me de vocês ) e resolvi pegar nele.
Ao ler o primeiro capitulo, não coloquei nada em causa. ia comprá-lo.
É de facto uma história muito gira... |
|
| Voltar acima |
|
marks3 Compulsive Writer

Registo: 03 Jan 2007 Mensagens: 339 :
8386 moeda
12696
Items
|
Colocada: Qui Jul 05, 2007 10:57 pm Assunto: |
|
|
Apesar de não ser o género de literatura que mais aprecie, posso dizer que gostei, é uma abordagem diferente e inesperada, mas com imensa ternura, pelos olhos de uma criança em relação a Deus, ou ao seu Deus.
A religião vista por um prisma completamente simplista e realista porque afinal a religião, a fé, está dentro de cada um de nós, juntamente com a interpretação que cada um lhe pretende atribuir. então nada melhor que a desmistificação feita pela inocência do coração de uma criança.
É extraordinário também poder apreciar o amor que se desenvolve entre um adulto e esta criança que sendo de uma intensidade absoluta, não é mais que isso, um sentimento puro sincero e totalmente abrangente.
Lindo! Recomendo! _________________ "Pedras no caminho, guardo-as todas. Um dia construirei um castelo." - Fernando Pessoa |
|
| Voltar acima |
|
eragon369 Site Admin

61742
Items
|
Colocada: Sex Jul 06, 2007 12:09 pm Assunto: |
|
|
Ainda bem que vocês gostaram.
| Canon escreveu: | | É de facto uma história muito gira... |
Acho que caracterizar estes livros apenas como "giros" é rebaixá-los...
| Citação: | | É extraordinário também poder apreciar o amor que se desenvolve entre um adulto e esta criança que sendo de uma intensidade absoluta, não é mais que isso, um sentimento puro sincero e totalmente abrangente. |
É. O amor puro e simples. Como eu já referi, acho que também ele apenas possivel pelas várias condicionantes do que a rodeia, como Fynn e a sua família, o ambiente "decadente" mas unido (entre outros).
Acho eu... _________________ <center>
|
| Voltar acima |
|
Canon Compulsive Writer

Registo: 02 Jan 2007 Mensagens: 369 :
10052 moeda
13291
Items
|
Colocada: Dom Jul 29, 2007 6:26 pm Assunto: |
|
|
Bem, só acabei de ler agora o livro (colocaram-se mais dois livros no meio e uns favores da minha prima XD)e simplesmente adorei! O primeiro e o ultimo capítulo foram os meus preferidos, mas cada capitulo tinha muitos temas abrangidos, e gostei imenso de todos.
A grande frase que retirei do livro é "No meio de mim". Qual é a pergunta para esta resposta? "Onde está a Ana?".
Adorei, aconselho a todos, tem uma maneira muito bonita de ver as coisas!
Entrou para o TOP dos meus 5 livros preferidos, ainda que não saiba bem em que lugar.  _________________ Lydo e Opinado - O meu blog sobre livros e críticas aos mesmos. |
|
| Voltar acima |
|
Amy Ez Explorador Tímido

Registo: 05 Jul 2009 Mensagens: 7 :
175 moeda
226
Items
|
Colocada: Qui Ago 06, 2009 10:18 pm Assunto: |
|
|
| Li este livro há alguns anos atrás e lembro-me que esteve na estante do meu quarto (que não era assim tão grande...) durante muito, muito tempo. =) Fantástico mesmo. Quando acabar os diversos livros que tenho em mão, acho que vou guardar um tempinho para o reler.. =)* |
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|
 |
 |