inis Explorador

Registo: 28 Jul 2008 Mensagens: 77 : Local/Origem: Lisboa 1897 moeda
2880
Items
|
Colocada: Qui Dec 24, 2009 12:44 am Assunto: Oscar Wilde |
|
|
Já li vários livros deste autor irlandês. O primeiro deles, e aquele que me conquistou, foi o mais que famoso Retrato de Dorian Gray. Depois, li alguns contos e, há uns dias, acabei de ler De Profundis, o seu último texto em prosa e que é uma carta escrita durante os anos em que esteve preso. Relacionado com esse momento da sua vida surge, na mesma edição do texto anterior, o poema A Balada do Cárcere de Reading. Deixo aqui uma espécie de referência bibliográfica dos dois últimos livros, ambos baratinhos:
O Crime de Lorde Artur Savile e Outros Contos, Colecção Biblioteca Editores Independentes, Relógio de Água Editores.
De Profundis seguido da Balada do Cárcere de Reading, Portugália Editora
Não vou fazer um resumo de todas as obras, até porque facilmente poderão encontrar alguns na net e já não me lembro de parte das histórias. O que posso dizer é que as histórias de Oscar Wilde marcam pela sua emotividade impregnada de ironia. É difícil explicar uma obra que consiste essencialmente em reflexões sobre a Beleza, sobre a Arte, sobre a Dor, sobre a Vida, e não serei eu a fazê-lo. Talvez possa dizer que todas as suas obras são pautadas por uma espiral de ascenção e decadência, que deixa transparecer a vida exterior e interior do autor. Se precisarem de um pequeno incentivo, e numa altura em que o assunto está na moda, a sua homossexualidade está bem patente na sua obra. No entanto, penso que a obra de Oscar Wilde vale, simplesmente, pela sua qualidade intrínseca.
P.S. - Sei que este não é um post muito esclarecedor, mas é uma tentativa de ressuscitar este cantinho ultimamente deserto. |
|