Autores em Destaque " /> Literatura Fantástica / Fantasia " /> Ficção Científica / Ciência " /> Terror " /> Policial / Thriller " /> Romances " /> Romancistas Portugueses " /> Problemas Sociais " /> Romance Histórico " /> Nobel " /> Ensaio/Teatro " /> Poesia " /> (Auto) Biografias " /> Clássicos | Obras sem Autor " /> Livros de Estudo " /> Espiritualidades | Auto-Ajuda | Psicologia | Aperfeiçoament" /> Banda Desenhada " /> Colecções " /> Miscelaneous " /> Iniciativas O Cantinho dos Livros " /> Fan Art " /> O Cantinho dos Livros :: Verificar tópico - Oscar Wilde
EntrarUtilizadorSenha
Ligar-me automaticamente em cada visita    
Registar
Registar
Ligar e ver Mensagens Privadas
Ligar e ver Mensagens Privadas

COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.

8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!

Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Outros Autores

Novo Tópico   Responder a Mensagem
Oscar Wilde
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
inis
Explorador
Explorador

Registo: 28 Jul 2008
:
Local/Origem: Lisboa
1897 moeda
2880

Items

MensagemColocada: Qui Dec 24, 2009 12:44 am    Assunto: Oscar Wilde Responder com Citação

Já li vários livros deste autor irlandês. O primeiro deles, e aquele que me conquistou, foi o mais que famoso Retrato de Dorian Gray. Depois, li alguns contos e, há uns dias, acabei de ler De Profundis, o seu último texto em prosa e que é uma carta escrita durante os anos em que esteve preso. Relacionado com esse momento da sua vida surge, na mesma edição do texto anterior, o poema A Balada do Cárcere de Reading. Deixo aqui uma espécie de referência bibliográfica dos dois últimos livros, ambos baratinhos:

O Crime de Lorde Artur Savile e Outros Contos, Colecção Biblioteca Editores Independentes, Relógio de Água Editores.

De Profundis seguido da Balada do Cárcere de Reading, Portugália Editora

Não vou fazer um resumo de todas as obras, até porque facilmente poderão encontrar alguns na net e já não me lembro de parte das histórias. O que posso dizer é que as histórias de Oscar Wilde marcam pela sua emotividade impregnada de ironia. É difícil explicar uma obra que consiste essencialmente em reflexões sobre a Beleza, sobre a Arte, sobre a Dor, sobre a Vida, e não serei eu a fazê-lo. Talvez possa dizer que todas as suas obras são pautadas por uma espiral de ascenção e decadência, que deixa transparecer a vida exterior e interior do autor. Se precisarem de um pequeno incentivo, e numa altura em que o assunto está na moda, a sua homossexualidade está bem patente na sua obra. No entanto, penso que a obra de Oscar Wilde vale, simplesmente, pela sua qualidade intrínseca.

P.S. - Sei que este não é um post muito esclarecedor, mas é uma tentativa de ressuscitar este cantinho ultimamente deserto.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Outros Autores Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens