| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
Eagle Eye Explorador

Registo: 15 Jan 2007 Mensagens: 53 : Local/Origem: Alverca 1362 moeda
2044
Items
|
Colocada: Seg Dec 24, 2007 5:01 pm Assunto: Vida noutros planetas: Há ou não há? |
|
|
Bom, para começar vou referir que fiquei espantado ao abrir o fórum "Seres Extraterrestres" e não ver lá nenhum tópico sem serem aqueles "global annoucement".
E então decidi eu escrever alguma coisa.
Bom, se há ou não vida extraterrestre, não sei dizer.
Se acredito ou não... Houve uns tempos em que me pus a ler livros sobre ovnis e isso e não conseguia estar sozinho em casa durante uns tempos, devido a ter medo que me acontecesse algo como aconteceu às pessoas que vinham referidas no livro (Ser raptado, violado...enfim). Agora (e quando digo agora é desde há 5/6 anos mais ou menos) já esqueci isso, obviamente. Agora não acredito nem deixo de acreditar. Mas uma coisa que não consigo perceber é quando os cientistas dizem coisas como: "Não pode haver vida em Úrano porque lá não há solo". "Não pode haver vida em Marte porque é demasiado vermelho" e coisas assim (é claro que o último exemplo foi parvo ).
Quer dizer... não pode haver vida noutros planetas porque lá não existem as mesmas condições que na terra? Nós [os humanos] evoluímos assim porque havia condições na Terra que nos permitiram evoluir assim (a respirar oxigénio, a necessitar de água, o facto da Terra estar à distância certa do Sol...). Porque não pode haver seres que respirem azoto e vivam no ar? Ou até seres constituídos apenas por partículas electromagnéticas, que não possuam corpo? Há bactérias na Terra que vivem em condições tão hostis que os cientistas nunca pensaram que pudesse existir vida nessas condições (são chamadas de Archaeobactérias, se não me engano). E aliás, nem é preciso ir-se tão longe. E aquelas bactérias que vivem perto das fontes sulfurosas (penso que é assim que se chamam) e que utilizam compostos azotados em vez do oxigénio para sobreviverem?
Estes exemplos serviram só para demonstrar que não concordo com essa mania dos cientistas de que "não pode haver vida nos outros planetas porque lá não existem as mesmas condições que existem na Terra".
Portanto, a minha "tese" é a de que não sei se existe vida ou não noutros planetas; não acredito ou deixo de acreditar que exista vida noutros planetas; mas acredito que pode haver vida noutros planetas. Há tantos milhões de planetas e corpos celestes no espaço... |
|
| Voltar acima |
|
Kathleen Ancião

Registo: 02 Jan 2007 Mensagens: 2285 : Local/Origem: Azeitão 60528 moeda
77977
Items
|
Colocada: Seg Dec 24, 2007 5:22 pm Assunto: |
|
|
Acho que é difícil existirem tantos planetas e não haver vida em mais nenhum além do nosso. Mas bolas, não acredito naqueles aliens dos filmes. Talvez exista vida, talvez não. Preciso de mais provas, até para não incorrer numa falácia. _________________ <center>
and it's not a cry that you hear at night
it's not somebody who's seen the light
it's a cold and it's a broken hallelujah.</center>
<right>pl</right> |
|
| Voltar acima |
|
aeidailgirl Integrado

Registo: 18 Fev 2007 Mensagens: 189 :
4716 moeda
6251
Items
|
Colocada: Sex Dec 28, 2007 12:01 am Assunto: |
|
|
Eu também não consigo aceitar bem os ET's que nos espetam nos filmes.
No entanto sempre apoiarei que pensar que estamos sozinhos no espaço, é pensar de forma egoísta.
Existem taaaaaaaaaaaaaantos outros planetas, porque haveremos de ser nós os únicos? |
|
| Voltar acima |
|
Canon Compulsive Writer

Registo: 02 Jan 2007 Mensagens: 369 :
10052 moeda
13291
Items
|
Colocada: Sex Dec 28, 2007 1:42 pm Assunto: |
|
|
É como o Eagle disse... pode existir vida noutros planetas, seres microscópicos, que nem sequer necessitam de água!
E nós à espera que apareçam em OVNIS e do nosso tamanho... podem existir proporções muito diferentes!
 _________________ Lydo e Opinado - O meu blog sobre livros e críticas aos mesmos. |
|
| Voltar acima |
|
Leto Cronista

Registo: 26 Dec 2007 Mensagens: 1327 : Local/Origem: Amadora 33123 moeda
42162
Items
|
Colocada: Sex Dec 28, 2007 7:08 pm Assunto: |
|
|
Eu cá acredito que haja vida.
Não dizem que o Universo é infinito? E mesmo que não seja, não se consegue explorar muito mais que o sistema solar. Existem imensas galáxias! Seria no mínimo de desconfiar se estivesse tudo vazio. Era um desperdício de espaço, como ouvi dizer num filme chamado "Contacto". |
|
| Voltar acima |
|
Dracontes Explorador Tímido

Registo: 20 Dec 2007 Mensagens: 12 : Local/Origem: Algôz, Silves 331 moeda
688
Items
|
Colocada: Qua Jan 09, 2008 11:17 am Assunto: |
|
|
Eagle Eye, de uma forma geral concordo com a tua conclusão; são os pormenores do teu raciocínio que me suscitam alguma diferença de opinião.
É preciso dizer que quando os cientistas falam em “vida”, querem-se referir de maneira abreviada à “vida que nós conhecemos”, à vida existente na Terra, e às condições necessárias para esta aparecer a partir do universo inorgânico. Dessa vida é nós temos conhecimento de causa e quaisquer outras formas que se possam imaginar são, por agora, construções meramente teóricas, embora úteis como hipóteses para dirigir a nossa pesquisa ulterior.
O que os cientistas estão a dizer de facto, é que tal e tal planeta não têm ou nunca tiveram as condições para ter vida semelhante à da Terra. Pode mostrar algo de prosaico nos seus objectivos dizê-lo, mas é de notar a economia de esforço de tal enfoque, já que serão mais interessantes para futura investigação e colonização planetas o mais semelhantes ao nosso nas condições de habitabilidade (necessidade de justificar a atribuição de fundos para a investigação dirão alguns). Essoutros planetas com formas de vida alternativas serão mais de interesse para investigação pura do que para viver lá.
Isto não quer dizer que não possam existir formas de vida que baseiem o seu metabolismo noutras substâncias. Nas minhas leituras por livros e pela Internet achei formas de vida hipotéticas que:
- baseiam o esqueleto das suas biomoléculas noutros elementos que não o carbono ou que variam da tétrade C, H, O, N característica da vida na Terra
- usam outro solvente polar que não a água
- usam variados modos e fontes para a obtenção de energia e materiais base
- usam substâncias “orgânicas” base diferentes das que são usadas na Terra
As hipóteses são inúmeras mas no fim são apenas isso. Ausência de evidência não é evidência de ausência é certo mas no primeiro caso nós não podemos fazer mais do que especular.
O exemplo das formas de vida extremófilas, acho que é esse o termo que queres usar já que existem Bacteria, além de Archaea nesses nichos, não é muito adequado pois pouco nos diz sobre o ambiente onde viveu o último ancestral universal comum da vida e os ancestrais deste, ou seja diz-nos o que a vida da Terra é capaz de conseguir dado o tempo suficiente e as pressões selectivas necessárias mas não como tudo começou para a vida terrestre.
O que a química dos blocos de construção de estruturas orgânicas na vida da Terra nos diz é que as condições iniciais teriam de ser algo mais clementes do que o interior da crosta terrestre ou alguma fenda no fundo do mar pois estas subtâncias não resistiriam o suficiente nessas condições extremas para se auto-organizarem e poderem sofrer uma evolução pré-biótica.
Isto de modo algum invalida a existência de vida se essas condições não se apresentam agora. No entanto se nunca se apresentaram…
Também não foste o único a ficar aterrorizado com as histórias de óvnis e encontros imediatos Mas decidi que dormir descansado era mais importante do que dar atenção aos pesadelos de outras pessoas. |
|
| Voltar acima |
|
SkyStorm Explorador Tímido

Registo: 20 Dec 2007 Mensagens: 28 : Local/Origem: Odivelas 696 moeda
927
Items
|
Colocada: Sex Jan 18, 2008 12:05 pm Assunto: |
|
|
"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço" - Carl Sagan
Provavelmente foi esta frase a citada no filme "Contacto" (também já não me lembro). Não posso deixar de concordar com ela. |
|
| Voltar acima |
|
PayNe Explorador

Registo: 11 Jan 2008 Mensagens: 95 : Local/Origem: Lisboa 2428 moeda
4938
Items
|
Colocada: Sex Jan 18, 2008 11:26 pm Assunto: |
|
|
Eu acredito que exite vida para alem da terra. Ate acredito que a nossa vida começou porque eles nos puseram ca!! (parece estupido mas pensem la um bocadinhu). Axo que os ovnis que se veem sao eles a faxer testes ao planeta para ver como tudo esta a correr. Assim como nos faxemos a animais e plantas quando as reproduzimos artificialmente. Pelo menos gosto de pensar assim. (mas tambem acredito que o monstro do loch ness e um dinossauro ou um dragao, por isso a minha credibilidade nao e das melhores). E sim, se existem bacterias a viver em situaçoes tao extremas, nao vejo qualquer problema de elas existirem noutros locais.
Leiam "Uma Galaxia Marada", da colecçao "Ciencia Horrivel" para um close-up no tipo de criaturas que viveriam noutro planetas. xD e outras coisas comicas tb.  _________________ À luz da lua eu me encontro, o vento gélido da noite ondulando a minha capa. O meu cabelo cai para os meus olhos, obscurecendo a minha cara. Olho em frente. Os meus pensamentos voam. Uma folha cai. E, de repente, o mundo a minha volta desaparece e eu sou teleportado para dentro da minha imaginação... |
|
| Voltar acima |
|
eragon369 Site Admin

Registo: 18 Dec 2006 Mensagens: 1536 : Local/Origem: Coimbra! 44470 moeda
61742
Items
|
Colocada: Sáb Jan 19, 2008 12:14 am Assunto: |
|
|
Eu concordo absolutamente com o que se diz por aqui: porque será que a vida tem se ser algo parecida com a nossa? Serão os cientistas tão estupidos assim para não pensarem na possibilidade de existência de células que não precisem de água ou oxigénio para viver?
Mas já agora, porquê falar em células? O que nos garante que a vida de outro planeta são seres compostos por células? não pode ser algo imaterial? Ou particulas suspensas no ar com uma consciência geral? Ou uma espécie de seres que aos nossos olhos se pareceriam com pedras mas que são conscientes e que têm uma sociedade mental?
Porquê basearmo-nos na nossa realidade? Abram as vossas mentes para outras! _________________ <center>
"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center> |
|
| Voltar acima |
|
Evenstar Explorador Tímido

Registo: 27 Mar 2008 Mensagens: 21 : Local/Origem: Braga, Portugal 547 moeda
742
Items
|
Colocada: Sáb Mar 29, 2008 3:41 am Assunto: |
|
|
Eu acredito que haja vida por aí. Claro que não serão ET's violadores que andam pelo espaço. Mesmo que isso ocorresse como certa gente conta, as tais sondas que lhes vão pelo C* acima serão certamente para estudar a anatomia humana e não obter prazer sexual ao máximo! É claro que em cada planeta se desenvolveram (ou não) seres de uma biodiversidade imensa sempre adaptados à estrutura do seu habitat. |
|
| Voltar acima |
|
gabrielis Integrado

Registo: 19 Dec 2006 Mensagens: 206 :
6652 moeda
9331
Items
|
Colocada: Qua Jun 04, 2008 10:56 pm Assunto: |
|
|
vou dizer a minha humilde opinião: há vidas noutros mundos. Ponto final.
Eu sei que as pessoas que dizem que viram OVNIS podem muito bem estar a inventar, mas quando um população inteira o diz, e os testemunhos coincidem uns com os outro e no dia seguinte aparece gado mutilado ou algo do género, é muita coincidência junta e desconfio, obviamente que se calhar não estavam a falar só para aparecer nas noticias ou coisas do género. E com tantas galáxias por ai, com tantos sistemas estelares e etc, e com espaço literalmente infinito, não me parece minimamente real que estejamos sozinhos. _________________ <center> </center> |
|
| Voltar acima |
|
Arion Explorador

Registo: 04 Fev 2007 Mensagens: 86 :
2160 moeda
2398
Items
|
Colocada: Qui Dec 31, 2009 8:55 pm Assunto: |
|
|
Há uma série nova, "V", que fala de extraterrestes virem à Terra. É uma série de terror. Vi o primeiro episódio e, realmente, é um exagero, mas é o que "todos" pensam. Um Disco Voador Gigante, maior que dois préios! (em comprimento). Os extraterrestres eram iguais a nós. A tecnologia era mais avançada, com grandes projectores e tale coiso.
Enfim. Acredito que haja vida. É possível! Mas não acredito nisso conscientemente (o meu subconsconsciente faz-me ter medo quando vejo esssas coisas quando são para meter medo, mas ao fim de algum tempo passa xD) _________________
 |
|
| Voltar acima |
|
| |
|