Autores em Destaque " /> Literatura Fantástica / Fantasia " /> Ficção Científica / Ciência " /> Terror " /> Policial / Thriller " /> Romances " /> Romancistas Portugueses " /> Problemas Sociais " /> Romance Histórico " /> Nobel " /> Ensaio/Teatro " /> Poesia " /> (Auto) Biografias " /> Clássicos | Obras sem Autor " /> Livros de Estudo " /> Espiritualidades | Auto-Ajuda | Psicologia | Aperfeiçoament" /> Banda Desenhada " /> Colecções " /> Miscelaneous " /> Iniciativas O Cantinho dos Livros " /> Fan Art " /> O Cantinho dos Livros :: Verificar tópico - Mil Novecentos e Oitenta e Quatro - George Orwell
EntrarUtilizadorSenha
Ligar-me automaticamente em cada visita    
Registar
Registar
Ligar e ver Mensagens Privadas
Ligar e ver Mensagens Privadas

COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.

8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!

Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Outros Autores

Novo Tópico   Responder a Mensagem
Mil Novecentos e Oitenta e Quatro - George Orwell
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Canon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

Registo: 02 Jan 2007
:

10052 moeda
13291

Items

MensagemColocada: Dom Jul 05, 2009 7:04 pm    Assunto: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro - George Orwell Responder com Citação

É difícil falar acerca de «Mil Novecentos e Oitenta e Quatro» de forma clara e objectiva: por isso perdoem-me se me deixar levar por metáforas e elogios que aparentemente não se encaixam neste contexto.

Ao criar este livro, George Orwell mostrou o génio que nele havia. Inventou de raiz uma sociedade, a qual previu estar em curso cerca de 30 anos mais tarde. E embora isso não tenha de facto acontecido, não foi pela falta de lógica deste senhor que não se concretizou.... mas felizmente!

Neste 1984, o mundo é dividido em três super-potências: Eurásia, Lestásia e Oceânia. Acompanhamos a história pelo ponto de vista de Winston Smith, um cidadão aparentemente normal num mundo regido por ditadores que espalham cãmaras por todas as casas, em busca da menor falha na ideologia dos seus cidadãos... que semeiam o medo e a traição por todo o lado... num mundo de mentiras e ódios, de acontecimentos passados que podem ser moldados pela consciência humana. Só o presente conta, o passado é um simples utensílio que pode ser mudado conforme as necessidades. um mundo de diferenças, um mundo sem sentimentos. Um mundo de terror.

Mas Winston não é um cidadão normal, porque está convencido de que tudo deve mudar. mesmo consciente de que esses pensamentos lhe podem custar a vida, começa a traçar mapas mentais daquilo que pode ou não fazer. Tenta encontrar outros semelhantes a si no pensamento, busca essa que se pode tornar bastante perigosa...

Não existem partes chatas: mesmo existindo relativamente poucas falas e muitas teorias políticas e descrições dos estados geográficos das populações, a linguagem é bastante apelativa, e qualquer um a entende, e se sente com vontade de a ler! Uma contextualização brilhante, um enredo apelativo, e personagens que embora não sejam muito aprofundadas, nos marcam. Um romance que nos faz ver mais além, uma sátira a todos os regimes totalitários, um drama que nos faz repensar nas acções de cada dia...

Não sei mais o que dizer, apenas dizer que correspondeu e ultrapassou as minhas expectativas, embora já tivesse lido muitas críticas favoráveis. Definitivamente, o melhor livro que já li este ano. Provavelmente também ultrapassa o meu anterior livro preferido de sempre, Os Pilares da Terra. George Orwell está de parabéns, porque é esta obra é, sem sombra de dúvidas.... brilhante.

Páginas: 299

Personagem Preferida: Winston, O'Neill, o velhote do bar com que Winston falou, a senhora que canta enquanto estende a roupa...

Nota (0/10): 10 - Perfeito
Riona
Explorador
Explorador

Registo: 06 Jul 2007
:
Local/Origem: Espinho
1887 moeda
3656

Items

MensagemColocada: Qui Jul 15, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Confesso que embora já tivesse ouvido falar bem do livro, sempre pensei que, pela temática abordada, poderia ser uma valente "seca".
Entretanto, quando soube que algumas músicas dos Muse, grupo que adoro, são fortemente influenciadas por este livro, e decidi que um dia iria comprá-lo e aguentar a seca. Este ano, na Feira do Livro, finalmente ganhei coragem. E fiz, devo dizer, uma grande compra!
É um livro interessantíssimo, escrito de uma maneira simples, mas que envolve. Por vezes é muito descritivo, explicando os meandros daquela sociedade, mas consegue sempre manter o interesse.
É de tal maneira sombrio e envolvente que, quando cheguei ao fim, sentia-me psicologicamente um pouco desgastada por todo aquele negrume, pela realidade brutal de uma sociedade cujo idealismo totalitário é levado ao extremo, e cujas circunstâncias são, aparentemente impossíveis de transpor para a nossa realidade, mas que, no fundo, e segundo a mente pró-teoria-da-conspiração dos Muse não está tão longe assim.
Mas não foi só a descrição das políticas e de controlo do pensamento que me marcaram, mas também as próprias personagens, nomeadamente Winston, já que é através dele que vamos conhecendo a complexidade da sociedade, os seus sentimentos em relação a tudo isso, e a luta que decide empreender, inicialmente apenas para recuperar as memórias de um antes que, segundo os detentores do poder, nunca existiu.
E o livro não impressiona só pela desumanização das pessoas, e pelos detalhes, muitas vezes cruéis, do funcionamento da sociedade em que a humanidade está mergulhaada, mas também, e sobretudo, pela inevitável comparação que desde logo se vai fazendo com as nossas sociedades, e pelas interrogações que daí advèm. Dá que pensar.

A letra de Citizen Erased, o tema dos Nuse que, a meu ver, mais espelha a realidade deste livro:

Break me in,
Teach us to cheat
And to lie, cover up
What shouldn't be shared?
All the truth unwinding
Scraping away
At my mind
Please stop asking me to describe him
For one moment
I wish you'd hold your stage
With no feelings at all
Open minded
I'm sure I used to be so free
Self expressed, exhausting for all
To see and to be
What you want and what you need
The truth unwinding
Scraping away
At my mind
Please stop asking me to describe
For one moment
I wish you'd hold your stage
With no feelings at all
Open minded
I'm sure I used to be so free
(2x)
Wash me away
Clean your body of me
Erase all the memories
They will only bring us pain
And I've seen all I'll ever need

Riona
Explorador
Explorador

Registo: 06 Jul 2007
:
Local/Origem: Espinho
1887 moeda
3656

Items

MensagemColocada: Qui Jul 15, 2010 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, como queria editar o meu post anterior e não consigo, vá-se lá saber porquê, nunca tal me tnha acontecido..... é só para dizer o copiei de um outro fórum onde falei do livro, e a minha ideia era depois adaptá-lo ao post do/a Canon, mas não consigo.... Embarassed
Bem, resumindo: é só para dizer que concordo plenamente com tudo o que escreveste, Canon, não podias ter feito uma apreciação melhor de tão fantástico livro! É absolutamentegenial!

Ah, e mais em baixo no post, quando se lê Nuse, é Muse que era suposto estar lá escrito..... Rolling Eyes

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Outros Autores Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens