Autores em Destaque " /> Literatura Fantástica / Fantasia " /> Ficção Científica / Ciência " /> Terror " /> Policial / Thriller " /> Romances " /> Romancistas Portugueses " /> Problemas Sociais " /> Romance Histórico " /> Nobel " /> Ensaio/Teatro " /> Poesia " /> (Auto) Biografias " /> Clássicos | Obras sem Autor " /> Livros de Estudo " /> Espiritualidades | Auto-Ajuda | Psicologia | Aperfeiçoament" /> Banda Desenhada " /> Colecções " /> Miscelaneous " /> Iniciativas O Cantinho dos Livros " /> Fan Art " /> O Cantinho dos Livros :: Verificar tópico - Religião
EntrarUtilizadorSenha
Ligar-me automaticamente em cada visita    
Registar
Registar
Ligar e ver Mensagens Privadas
Ligar e ver Mensagens Privadas

COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.

8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!

Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Sociedade

Novo Tópico   Responder a Mensagem
Religião Ir à página 1, 2  Seguinte
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
AEZREL
Integrado
Integrado

Registo: 18 Dec 2006
:
Local/Origem: Odivelas
4046 moeda
7378

Items

MensagemColocada: Qui Jan 11, 2007 5:17 pm    Assunto: Religião Responder com Citação

Ora, começando com uma fornadazinha de religião para animar os ânimos Wink

Pessoalmente não acredito em qualquer tipo de entidade superior ou poder obscuro e escondido que controla os nosso desígnios.
Penso que cada um de nós desempenha os seus próprios desígnios e a partir deles chegam as consequências.

Sou um forte crítico da Igreja Cristã devido a toda a máquina que esta, no meu ponto de vista, criou há milhares de anos e que tem vindo a ser oleada e preservada de forma controladora sobre a sociedade e manipuladora de desejos até ao século XXI.

Deixem as vossas opiniões, pois a minha, por muito que eu goste dela Wink é apenas um ponto de vista em relação a uma situação tão profunda como esta. Tanto, que é subjectiva e constantemente alvo de novas formulações e ideias.

Mas devem pensar: "Afinal qual é o tema deste post que se começa a tornar parvo e sem sentido?"

Pois bem, este post tem como objectivo registar todo e qualquer comentário que vocês, membros deste cantinho, possam fazer em relação à Religião no geral, em relação a determinadas religiões, etc.
Basicamente, destina-se a formar um local onde possa haver uma troca de ideias entre membros, não querendo, de qualquer forma, incitar a uma discussão fervorosa ou ofender de forma alguma uma religião na qual um membro tenha fé. Pretende-se, sim, ver um pouco das opiniões dos membros sobre o tem e, se estes assim o entenderem, aprofundar sobre determinadas religiões de forma a aumentar o raio de discussão.

Tal como serão discutidos temas actuais como a Eutanásia, o Aborto, o Racismo, a Xenofobia, entre muitos outros temas, achei que seria uma boa forma de começar, iniciando com um tema sobre o qual todos podem opinar,mesmo dizendo que não têm qualquer opinião formada e/ou que não se interessam pelaReligião no geral.

Tentando manter uma forma civilizada de discussão, penso que o tópico Sociedade será uma mais-valia se tratado desta forma, havendo respeito entre membros, não só pelos mesmos, mas também pelas suas crenças ou opiniões.

Com desejos de muitos posts Wink
Espero que se divirtam e é claro que estarei atento e participarei (não que isso vos deva interessar Laughing )

Purge your sins, there is still time... Mors omni aetate communis est
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
marks3
Compulsive Writer
Compulsive Writer

Registo: 03 Jan 2007
:

8386 moeda
12696

Items

MensagemColocada: Qui Jan 11, 2007 6:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Fico contente de teres "aberto as hostilidades" Laughing com este tema, pois parece-me que faltava algo do género porque senão o fórum ficava muito parado e sem o que discutir não dá para estar sempre a dar a opinião sobre as mesmas coisas, neste caso livros.
Este tópico é válido também no aspecto de que dá a hipótese das pessoas se conhecerem um pouco melhor e de se falar de toda uma quantidade de assuntos que em discussão darão "pano para mangas" Wink
Citação:
Tentando manter uma forma civilizada de discussão
para isso contamos com os moderadores. : Razz

Quanto à minha opinião, cá vai:

Eu não sou totalmente descrente, mas não acredito de todo em religiões, não criticando quem o faz, atenção!

Acredito que há algo que nos rege, uma força superior que medeia os acontecimentos sem esperar passar para esse ser qualquer tipo de responsabilidade pelos males do mundo, pois eu acredito no livre arbítrio e acredito que cada um é responsável por si.

Para mim as religiões foram criadas para monopolizar as massas em prol de instituições cujo fim não é definitivamente o bem geral mas sim para proveito de alguém em particular.
Senão atentemos na riqueza existente no Vaticano, não era suposto distribuir essa opulência pelos mais necessitados? Não será isso o que essa igreja prega?

E se olharmos para a história, é impossível não ficar horrorizado com a quantidade de atrocidades cometidas pela Santa Inquisição segundo a mesma exaltando a palavra de Deus.

Bem, é melhor não me alongar mais senão na próxima discussão a moderação não me permitirá participar.
Wink
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Azon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

Registo: 20 Dec 2006
:
Local/Origem: Vão sempre recto...
10754 moeda
19069

Items

MensagemColocada: Qui Jan 11, 2007 9:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, nunca fui muito bom em trabalhos manuais, por isso, nao consigo construir uma escada de dois degraus e, muito menos, uma que dê para espreitar "lá em cima" e ver se existe, ou nao, alguem por lá a passear trajado de branco com longas barbas.

Há uma frase na Biblia (uma muito bem escondidinha e disfarçada) que diz: "Ver para crer". Eu ainda nao vi esse homem barbudo de branco, por isso não creio na sua existência. Mas, por essa mesma razão, nao posso crer que nao creio na sua existência (ou algo assim do género). Em suma: nao sei se Deus existe ou não. Não há qualquer tipo de provas que diga que ele exista ou que não exista.

Eu apoio a teoria que a criação de um Deus, foi algo para explicar o inexplicavel na altura (fenomenos da natureza, etc). Enquanto que ha milhares de anos atras diziam que os Deuses estavam aborrecidos quando "atiravam" trovoes para a Terra, hoje já existe uma explicação cientifica para tal. Para tal e para muitos outros casos. No entanto, nunca se sabe. Pode, de facto, existir alguem la em cima. Pode...

Quanto à religião o caso já muda de figura. Tal como a Marks disse, a religião foi criada para controlar as populações. Mas não a população em geral. Os de alta classe não precisavam de se reger a tais regras e os Reis diziam, simplesmente, que haviam sido escolhidos por Deus. OS que eram realmente controlados pela religião era o povo. Este sendo mais numeroso, tinha de ser controlado. Religião foi so mais uma forma.

Porém, hoje em dia, a religiao tem bons aspectos. Aspectos que nao vemos na Igreja (no caso do Cristianismo), mas sim nas pessoas. Muitas são estas que, em momentos desesperados das suas vidas, recorreram à religião, encontrando um porto seguro. Nestes casos até seria mau destroir a religião, pois é a única coisa que as aguenta à vida. Não digo com isto que apoio a religião, apenas me limito a também dizer alguns bons aspectos da religião

Para finalizar, temos de pensar que existe vários tipos de religião. Quando dizemos que a religiao so serviu para controlar as populações, temos de pensar que existe algumas excepções à regra. Se houver, de facto, um Deus, as diferentes religiões são apenas diferentes perspectivas sobre a mesma identidade. Umas servem para meter o povo calminho, outras para os mandarem de cabeça contra torres. Porém, de todas as religiões a que, talvez, eu não critique é o Budismo. Acreditam na existência de um Deus, em semelhança às outras. Contudo, no Budismo, só entra quem quer. Não tem qualquer vontade de controlar as populações. Apenas seguem o que acreditam, algo a louvar, sem levar ninguem atrás, contra a vontade. Acho que são dos únicos que levam à sério o que dizem. Não se limitam a dizer "bananas" e fazem depois maçãs. Acreditam num Deus, mas acreditam que esse mesmo Deus está em cada um deles e que cada um é livre de escolher.

Concluindo (com uma data de perguntas para que nada do que disse atrás sirva de alguma coisa Razz): Não sigo nenhuma religião, embora acredite que o Budismo seja o que mais se apróxima do verdadeiro conceito de "religião". Acredito que cada um é livre de escolher e que não tem a vida premeditada. Se acreditasse em tal, que piada tinha viver? Se realmente existe Deus, não acredito que nos controle. Se controlasse então cada um nós estava livre de qualquer responsabilidade? Deus diverte-se a escolher em quem conceder a "passagem ao paraiso" e a quem nao?
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem concordo em suma com os post de Marks e Azon, sinceramente não acredito nas relegiões ( respeito quem acredite, obviamente) mas que têm sem duvida o seu papel nas sociedades têm e com aspectos positivos.

O que estou em completo desacordo é estarem-se a meter em assuntos politicos, como por exemplo o caso que estamos a ter no nosso pais ( aborto), apelando ao voto...acho incorrecto, pois não deviam meter-se em politicas...mas por hipotese e pegando neste caso...se uma mulher for violada não tem direito a abortar ? é isso que eles defendem ?
Voltar acima
marks3
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

8386 moeda
12696

Items

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Há dois temas pertinentes aqui deixados pelo Azon e pelo Avalon, ou seja, respctivamente o budismo e o aborto:

O budismo parece-me de facto uma religião bastante equilibrada, pois é uma religião mais calma e ponderada não é dada a fanatismos, mas ao mesmo tempo foca bastante uma situação a da reencarnação, que é um tema que me apaixona, porque leva-nos a reflectir no que cá fazemos e consequentemente a pensar que realmente o que fazemos nesta vida poderá ter consequências.

A igreja católica leva-nos a crer que as nossas atitudes na vida terrena levar-nos-ão ao salvamento da alma (ida para o céu) ou à sua condenação (directinha para os confins do inferno ardente Laughing ), enquanto que com a crença budista a nossa passagem na vida terrena não é mais que uma forma de reencarnarmos ou renascermos (como os budistas preferem dizer) de forma melhor ou pior consoante os actos da vida anterior.
Fico à espera que o Azon me corrija se estiver errada (como é habitual ele fazer:P)

Em relação à atitude da igreja católica relativamente ao aborto, é daquelas coisas que já está completamente ultrapassada.
Este é para mim um dos graves defeitos da igreja católica. Não evolui nos tempos, querem manter as tradições indiferentes a tudo e todos.
Dizem que o sexo só deve ser praticado tendo em vista a procriação (mas isto caberá na cabeça de alguém hoje em dia? Twisted Evil ), depois são contra o uso de meios anticoncepcionais, (alguém consegue perceber porquê?) e aborto nem pensar! é pecado! Rolling Eyes (não estará na altura de rever isto?)
Voltar acima
eragon369
Site Admin
Site Admin

:
Local/Origem: Coimbra!
44470 moeda
61742

Items

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 4:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Vamos ver se eu consigo fazer um post com pés e cabeça, construtivo... e Grande!

Eu acredito que há uma entidade superior (chamem-lhe o que quiserem: Deus, Ala, Ikai - inventado por mim (a designação, como é obvio) -, ...). Mas ela não é, na minha opinião, a única entidade (já falo sobre isso, depois)

Acho que não é ela que "escreve" tudo, todos os passos que damos, mas acho que há algo "predefinido", ao qual não podemos fugir. Todos nós temos de assumir os nossos erros (infelizmente... Sad Rolling Eyes )
Acho também que ele é omniconsciente e omnipotente (e agora vocês perguntam "Então porque é que deixa o mundo neste estado", e eu daqui a algum/pouco tempo dou a minha visão das coisas xD)

Quanto ao cristianismo, acho que, no fundo é interessante, mas foi estragado pelo catolicismo e todos os seus chefes ao longo do tempo, distorcendo todas as ideias de Jesus originais. Eu até gosto do cristianismo, mas o catolicismo dá-me volta ao estogamo (xD), principalmente no que toca a Demoníaca Evil or Very Mad Inquisição.
e já que se chama mortes para aqui, detesto o que os extremistas fazem em honra do que dizem ser o seu deus.
E já agora detesto que se confunda o cristianismo com o catolocismo... É Diferente!!!!

Por agora é tudo, embora ainda tenha muito para dizer.

Shruikan escreveu:
Deus e o destino são duas coisas essenciais para o bom funcionamento do Mundo:
Deus precisa de existir para o culparmos do que não compreendemos e o destino tem que existir para o culparmos do que nos corre mal

Interessante...

"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center>
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
Kathleen
Ancião
Ancião

Registo: 02 Jan 2007
:
Local/Origem: Azeitão
60528 moeda
77977

Items

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu também não acredito em Deus, mas não é por não o poder ver nem por não ter provas de que Ele exista. A questão é que me parece que existem mais provas de que Ele não existe que o contrário. Se Ele existisse, deixaria que acontecessem tantas desgraças, que morressem tantos inocentes, que tantos passassem fome? Se Ele já interveio no passado (o dilúvio, a torre de Babel), porque não intervir agora, quando é preciso? Descartes disse que Deus existia dizendo que todos os homens tinham aideia de um ser perfeito, e que só poderiam ter essa ideia se Deus a tivesse colocado nas suas cabeças. Além disso, se Deus é perfeito não Lhe pode faltar uma qualidade tão importante como a da existência. No entanto, se Ele fosse perfeito, nãodeixaria, como já disse, que muitas coisas acontecessem.

Outro ponto: algumas religiões, na minha opinião, servem para "confortar" as pessoas, para lhes assegurar que a vida não é em vão, que existe uma razão para a sua existência. Acho que há muitas pessoas que se agarram a uma religião para não temerem tanto a morte, para se sentirem seguras, para saberem que, quando morrerem, vão para um sítio melhor, ou voltam a viver, etc. A verdade é que nós não sabemos encarar a morte como o fim, o Nada. Agarramo-nos a cada última esperança que possamos ter.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Azon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:
Local/Origem: Vão sempre recto...
10754 moeda
19069

Items

MensagemColocada: Sex Jan 12, 2007 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiro que tudo: Não metam o abordo à mistura senao é dificil entendermo-nos Razz.

Segundo
que tudo: Marks eu nao te vou corrigir nessa parte, nem sequer tentar. O que disseste está, em boa parte, correcto. Eu tambem nao tenho vastos conhecimentos sobre o Budismo e apenas me debrucei sobre este assunto quando, investigando sobre Einstein, descobri que este preferia o Budismo. Por isso, se eu tentasse corrigir alguma coisa seria provavel que dissesse alguma estupidez

Terceiro
que tudo, porque o Segundo pregou uma rasteira no percurso e ele so ganhou a medalha de bronze: Kathleen, as condições de hoje, mesmo no mais desfalcado local de Africa, são boas, tendo em conta antigamente. Alias, o local mais desfalcado de Africa vive tal qual viviam ha milhares de anos atrás Razz.

Porque é que ele nao salva o pessoal todo e com um toque do seu dedo mindinho esquerdo do pe torna tudo e todos bons? Podia haver varias explicações que um catolico poderia dizer: Porque todos esses aspectos negativos trazem o que de melhor há nas pessoas. Mas isto seria uma estrategia defensiva de "jogar para canto" e depois no centro logo se vê o resultado. Mais, se Deus existe, na minha opinião, então nos continuariamos a ter liberdade de escolha e vontade própria. Quem te diz que Deus não é um brincalhão distorcido que joga pessoas para a Terra e vê o seu desenvolvimento, decidindo quem merece "ir para o paraiso" e quem nao merece.

Os que chegaram depois, que so tiveram direito a um premio de consolação: Eragon, se existe varias divindades então porque não podem ser Ala, Deus, Buda, etc?. Podem ser uns palermas que la para cima andam, que se divertem a fazer apostas sobre quem vai para o paraiso e quem nao vai Razz. E sobre essa frase do Shruikan, é a mesma coisa já dita atras neste topico. Ha a hipotese que Deus foi criado para explicar fenomenos que nao conseguiam explicar ("Deus nao criou o Homem. O Homem criou Deus" ou algo do genero), o mesmo se passando com o destino. Por isso mesmo, a religião nos dias de hoje já não tem o mesmo impacto, pois tudo o que atribuiam a culpa de Deus tem já uma explicação cientifica.
Grenouille
Site Admin
Site Admin

Registo: 28 Dec 2006
:

19454 moeda
29212

Items

MensagemColocada: Seg Jan 15, 2007 5:35 am    Assunto: Responder com Citação

Chegou a minha vez, aturem-me! Laughing
Azon, o budismo tal como várias outras religiões é atéista, não possui nenhum Deus.

Concordo com o que foi dito arriba, a crença em alguma entidade superior é-nos reconfortante, sobretudo nas aflições e nas horas finais, mas tão somente aí, pois a nossa cultura contemporânea leva-nos a duvidar e desdramatizar a existência de coisas sobrenaturais, divinas ou sagradas. A ciência tem conseguido explicar vários fenómenos que antes eram atribuídos a divindades, a televisão tem levado a informação e o conhecimento através do mundo à velocidade da luz, fazendo com que o medo pelo inexplicável desse lugar a preocupações palpáveis e infelizmente reais, como desemprego, acidentes, raptos, assassinatos, pedofilia, apito dourado( Twisted Evil ), etc, tornando-nos mais terra-a-terra que os nossos ascendentes(não todos).
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kathleen
Ancião
Ancião

Registo: 02 Jan 2007
:
Local/Origem: Azeitão
60528 moeda
77977

Items

MensagemColocada: Seg Jan 15, 2007 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Azon escreveu:
Quem te diz que Deus não é um brincalhão distorcido que joga pessoas para a Terra e vê o seu desenvolvimento, decidindo quem merece "ir para o paraiso" e quem nao merece.

Talvez, mas não há nenhuma prova. E esse Deus não podia ser o Deus da Bíblia, um Deus de perdão e amor. Sendo assim, também não existiria paraíso. Além disso, quem nos garante que haja pessoas a ir para o paraíso, ou seja para onde for? Podem ter sido lugares inventados por pessoas que queriam conforto, como já tinha dito antes, uma razão para as suas vidas. Sou agnóstica porque não há nada que me possa provar que Deus existe, bem como porque não há nada que me possa provar o contrário.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Disga
Integrado
Integrado

Registo: 02 Fev 2007
:

6573 moeda
5364

Items

MensagemColocada: Seg Mar 12, 2007 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Tudo o que eu penso já foi escrito neste tópico ou ficou por escrever, por isso não vou repetir os outros utilizadores. Vou só dar-vos um exemplo estúpido do mundo. E vou desviar-me BASTANTE do tópico em questão.

Eu imagino o mundo como uma bola no ar, este ar corresponde ao universo, no ar existem centenas de biliões de partículas, cada partícula corresponde a um planeta ou uma estrela. Como está bom tempo consigo ver a bola a brilhar à luz do sol. As partículas? Que é delas? Não as consigo ver. Uma visão mas pormenorizada conseguiria vê-las, mas eu só tenho olhos para a bola, pois é onde vivo. Mas devido à gravidade ela cai, que faço? Dou-lhe um pontapé claro! Não é para isso que as bolas servem?

Conclusão:
Isto é tudo muito subjectivo, tirei esta ideia quando estava a estudar matemática XD, a bola, o nosso mundo, existe à eras, nós aparecemos à muito pouco tempo comparado com a sua idade, concentrámos-nos na bola e tentámos encontrar uma explicação lógica da sua existência. Mulheres e homens passaram a investigar o que os rodeava enquanto outros construíram a sua vida. Estes outros outrora fascinados com a terra que pisavam, tentavam agora explora-la, vendo o que podiam aproveitar para satisfazer a ganancia. Quando a bola começou a cair, não pegaram nela, deram-lhe um pontapé e continuaram a "brincar" com a terra. E deus? Onde está? Na fé dos homens? No desespero...

Não sigo religião, mas concordo com o Budismo e Taoismo, neste último só não concordo com a anarquia. a_hrm
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
eragon369
Site Admin
Site Admin

:
Local/Origem: Coimbra!
44470 moeda
61742

Items

MensagemColocada: Ter Mai 01, 2007 5:29 pm    Assunto: Responder com Citação

eragon369 escreveu:
Eu acredito que há uma entidade superior (chamem-lhe o que quiserem: Deus, Ala, Ikai - inventado por mim (a designação, como é obvio) -, ...). Mas ela não é, na minha opinião, a única entidade (já falo sobre isso, depois).

Bem, muito tempo depois vou tentar completar isto. Aqui vai a minha teoria.

Azon, eu acho que o Deus (o supremo, se lhe quisermos chamar) é um só, tendo cada religião dado-lhe um nome (por exemplo Ala, Zeus, Júpiter).
E já que falo nas religiões antigas (é agora que vem a teoria), acho uma completa treta fazer-se a distinção entre Politeismo e Monoteísmo.
Se olharmos bem, todas as religiões ou têm um deus supremo (Zeus ou Júpiter) ou têm um Deus (Deus, Ala, God*). Se virmos bem é tudo a mesma coisa. Também se olharmos para o cristianismo vemos vários "deuses" menores, a que lhes apeteceram chamar "santos". O santinho da viagem a quem se atira a moeda para se fazer uma boa viagem, o atchu! do não-sei-quê, etc, etc, etc. Se se fizer um estudo pormenorizado poderá ver-se, com certeza, corresponências entre os deuses menores das antigas religiões politeístas e os espirros das regiões Monoteístas actuais.
Considero-os todos a mesma coisa porque, de facto, o são.

* Para cada lingua, como em todas as palavras, tem de haver uma tradução de um termo doutra lingua, em parte pelas condicionantes linguisticas de cada área (já viram um inglês ou um chinês a dizer "deus" ou "Ala"?).
Posso afirmar com (quase) toda a certeza que os cristãos portugueses, que no passado sofreram ocupações islâmicas/árabes, usam termos islâmicos no que toca a Deus. Quanto uma pessoa diz "Oxalá que não-sei-quê" está a utilizar um termo árabe (digo eu): oxalá, que significa, em lingua portuguesa, queira deus, e que deriva do árabe ox (queira) e ala (deus).
Note-se que isto não está comprovado por estudos nenhuns, julgo eu, mas eu creio que é assim.

Coments please!

"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center>
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
marks3
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

8386 moeda
12696

Items

MensagemColocada: Ter Mai 01, 2007 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação

O que dizes tem alguma lógica e não deixa de ser verdade, só vou discordar de ti num ponto, em relação ao monoteísmo e politeísmo.
É que segundo a bíblia não se devem adorar imagens e a igreja católica adoptou essa situação dos milhentos santos para poder sacar dinheiro (na minha opinião), pois gerou-se um negócio milionário tanto na venda de imagens como no culto a esses pseudo santos.

Como tu mesmo disseste qualquer coisa serve para criar um santo.
shadows_owner
Integrado
Integrado

Registo: 25 Abr 2007
:
Local/Origem: Coimbra - Madeira
2746 moeda
3716

Items

MensagemColocada: Ter Mai 01, 2007 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Ui... o meu tema preferido... (Como é que ainda não tinha visto isto?)

Não vou dizer que sou Cristã nem muito menos vou dizer que tenho outro qualquer tipo de religião. Não dou budista mas também não sou ateia. Acho que a necessidade humana de uma religião existiu sempre da necessidade de uma fé. Ao fim ao cabo, por muito que o neguemos todos nós acabamos por necessitar de algo em que acreditar, nem que seja no diabo. Aliamo-nos a algo com que nos identificamos, a algo que no fundo nos ajuda a justificar tudo para quanto não temos justificação.
É obvio que até certo ponto Jesus, talvez Deus, tenham existido. Não como identidades divinas mas como seres, criaturas palpáveis, profetas. Jesus era um profeta que cresceu, casou, teve filhos e morreu (não estou a dizer uma bacorada, isto esta provado a muitos anos). Um seguidor mais fanático da religião que pregava veio, após a sua morte e fez dele um mártir da sua religião e um ser perfeito que estaria no paraíso junto do seu deus.
A verdade é que a religião cristã é uma vertente mais fanática do culto da Deusa, usada para fazer com que os seguidores desse culto fossem facilmente controlados. A bíblia supostamente escrita por quatro dos 12 apóstolos, só tem o testemunho de 4… e os outros 8? Na verdade os outros oito referiam claramente que Jesus era casado e que teve filhos. Na idade média matava-se e morria-se a mando da igreja. Com o avançar dos tempos os homens foram abrindo os olhos que lhes haviam sido fechados e seguindo caminhos próprios. A igreja foi desfalcada do seu maior poder: o medo da alma que vai para o inferno. Ainda hoje podemos ver as tentativas da igreja de mandar em tudo ao proibir isto e aquilo e de dizer que a mulher não deve tomar a pílula porque vai contra a criação de Deus.
Vamos lá, com muita delicadeza, dar um valente biqueiro no real traseiro da igreja, sempre com muita delicadeza. Supostamente Deus disse que todos os “Cristãos” deveriam fazer um voto de pobreza, nota-se a pobreza da igreja quando estamos na entrada da basílica de S. Pedro, não nota? A cidade do Vaticano alberga na sua biblioteca privada a maior colecção de obras proibidas. A igreja cristã a maior causadora de sempre de chacinas em nome de Deus, um exemplo? A inquisição. Pensava que Deus tinha dito (como primeiro mandamento) Não matarás!

Estou apenas a tocar nalguns pontos pouco abordados aqui. Em como da simples ideia de um homem comum que há 2000 anos se lembrou de pregar uma religião de salvação que se tornou no pesadelo de tanta gente.
Hoje uma boa parte dos fiéis dessa religião são realmente devotos a uma fé em que acreditam sem ver. A eles apenas lhes interessa que lá em cima há algo poderoso que os ajuda. Felizmente muitos mais são aqueles que escolhem por si aquilo em que devem ou não ter fé.
Desculpem lá mas ficou indignada com tanta mentira da Igreja. E isto é apenas a ponta do Iceberg. Porque a história de Jesus morrer na Cruz foi decida numa assembleia por volta do século V por um imperador qe se negou a ser Cristão até a sua morte!
Mas fico por aqui.

Paz!

http://theshadowsowner.blogspot.com/

Sangue.
Pura e simplesmente sangue.
Foi a força do sangue que originou a profecia, a magia que nele existe.
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
aeidailgirl
Integrado
Integrado

Registo: 18 Fev 2007
:

4716 moeda
6251

Items

MensagemColocada: Qua Mai 02, 2007 9:41 am    Assunto: Responder com Citação

Acredito em Deus mas não na Biblia...descubri isto no último sábado em conversa com amigos cristãos...ou seja na catequese...sim...eu até gosto de la andar mas não acredito nem num pingo sobre o que fala a biblia...a minha catequista diz que a biblia e um livro sagrada e tal e coisa...mas ela propria afirmou que o ser humano é tendencioso...por isso os supostos apostolos são seres humanos TENDENCIOSOS PARA A ALTERAÇÃO DOS FACTOS CONFORME A SUA VONTADE E COMO ACHAM QUE FICA MELHOR... ou seja...a provas fisicas que cristo e a familia tenham existido mas não existem quaiaquer tipos de provas que me levem a seguir a biblia...afinal é só um livro em que nem se sabe o que é verdade ou mentira...
O Vaticano é que é um grande esconde-coisas...esta é que é esta! Ficam tdos mto preocupados com qualquer filmito tipo Codigo DaVinci...é uma bkado coincidencia...acredito que o Vaticano saiba algo que nos não sabemos e que talvez mude a opinião sobre quem foi Cristo do ponto de vista de muita boa gente.
Voltar acima

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Sociedade Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens