|
COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.
8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!
 |
| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
eragon369 Site Admin

Registo: 18 Dec 2006 Mensagens: 1536 : Local/Origem: Coimbra! 44470 moeda
61742
Items
|
Colocada: Dom Nov 11, 2007 10:51 pm Assunto: O Meu Nobel |
|
|
À semelhança do que a OML fez com autores portugueses (farei um tópico daqui a umas semanitas sobre esse artigo ), achei interessante colocar-vos a questão "Quem é o teu Nobel?"
Teria sido mais oportuno, como fizeram na OML, fazê-lo antes da nomeação do Nobel deste ano, Doris Lessing, e ver se alguém acertava. Como não tive tempo, faço-o agora...
...e logicamente, começo por responder eu à questão.
O meu Nobel é, sem sombra de dúvidas, Neil Gaiman. E isto porquê? Devido ao seu extenso e variado leque de trabalhos, que vão desde a BD ao fantástico, passando pelo terror e por guiões de filmes. É certo que o Nobel é um prémio politico e que é preciso ter intervenção politica e isso, mas o que é facto é que, na minha opinião, quem escreve fantasia escreve-a porque precisa de fugir à realidade e, acho, cria uma realidade menos “má” ou uma mais “má” em que o mal é combatido, o que demonstra uma critica escondida à sociedade, pelo que devia ser tida ao mesmo nível que o resto da literatura.
Mas não o é, por isso gostaria de referir outro escritor, ou melhor, outra:
Essa autora chama-se Kenizé Mourad e escreveu “O Perfume da Nossa Terra”, sobre o conflito Israelo-Palestiniano (comentado por mim no devido sítio), com o objectivo de chamar a comunidade internacional para as causas do conflito e a opinião de pessoas que o vivem. Escreveu também, ainda que sob a capa de ficção, “Da Parte da Princesa Morta” e “Um Jardim em Badalpur, que relatam a história da sua família. Estes dois últimos não conheço, mas espero conhecê-los em breve.
E é pelo “Perfume da Minha Terra” que ela devia receber o Nobel, na minha opinião. Mas apesar de tudo, são só três obras acho que demasiado poucas para o Nobel, por isso acho que ela não vai ter essa sorte, pelo menos para já. Até porque não é muito conhecida. _________________ <center>
"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center> |
|
| Voltar acima |
|
Agnor Explorador Tímido

Registo: 14 Set 2007 Mensagens: 19 :
475 moeda
754
Items
|
Colocada: Dom Nov 11, 2007 11:41 pm Assunto: |
|
|
A questão dos "nóbeis" é um bocado difícil... os critérios não têm a ver com os gostos, mas sim com a importância, etc.
Autores preferidos e que mereciam um prémio (mas a probabilidade de serem os próximo Nobel é praticamente nula) são o Stephen King e o falecido Fernando Pessoa. Stephen King pela capacidade de explorar a mente humana e de nos dar lições sobre nós mesmos. Fernando Pessoa pela capacidade de expressão e descoberta do mundo, e pelo seu génio.
E já agora, achei que José Saramago mereceu o Nobel. A verdade é que, depois de ler Memorial do Convento e analisá-lo como deve ser, apercebi-me da genialidade das descrições sócio-económicas de Portugal... e os livros dele até se lêem mais ou menos, depois de nos habituarmos. |
|
| Voltar acima |
|
eragon369 Site Admin

Registo: 18 Dec 2006 Mensagens: 1536 : Local/Origem: Coimbra! 44470 moeda
61742
Items
|
Colocada: Ter Nov 13, 2007 8:49 pm Assunto: |
|
|
| Agnor escreveu: | | E já agora, achei que José Saramago mereceu o Nobel. A verdade é que, depois de ler Memorial do Convento e analisá-lo como deve ser, apercebi-me da genialidade das descrições sócio-económicas de Portugal... e os livros dele até se lêem mais ou menos, depois de nos habituarmos. |
Bem, eu posso dizer-vos que já li cerca de metade de um livro dele e gostei, mas não sei por que razão parei-o, mas não definitivamente, claro. A escrita, apesar de confusa, não é assim tão horrorosa como dizem e as ideias são absolutamente geniais. Para além disso, está sempre presente a critica social/económica/whatever, implicita ou explicitamente. _________________ <center>
"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center> |
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|
 |
 |