Autores em Destaque " /> Literatura Fantástica / Fantasia " /> Ficção Científica / Ciência " /> Terror " /> Policial / Thriller " /> Romances " /> Romancistas Portugueses " /> Problemas Sociais " /> Romance Histórico " /> Nobel " /> Ensaio/Teatro " /> Poesia " /> (Auto) Biografias " /> Clássicos | Obras sem Autor " /> Livros de Estudo " /> Espiritualidades | Auto-Ajuda | Psicologia | Aperfeiçoament" /> Banda Desenhada " /> Colecções " /> Miscelaneous " /> Iniciativas O Cantinho dos Livros " /> Fan Art " /> O Cantinho dos Livros :: Verificar tópico - Saga das Ilhas Brilhantes - sinopse dos livros
EntrarUtilizadorSenha
Ligar-me automaticamente em cada visita    
Registar
Registar
Ligar e ver Mensagens Privadas
Ligar e ver Mensagens Privadas

COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.

8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!

Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Julliet Marillier

Novo Tópico   Responder a Mensagem
Saga das Ilhas Brilhantes - sinopse dos livros Ir à página 1, 2  Seguinte
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

Registo: 20 Dec 2006
:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Qui Jan 11, 2007 2:09 pm    Assunto: Saga das Ilhas Brilhantes - sinopse dos livros Responder com Citação

A Saga das Ilhas Brilhantes

O Filho de Thor

Sinopse:

O Filho de Thor, o primeiro de dois volumes que compõem a Saga das Ilhas Brilhantes, conta-nos a história de Eyvind, aspirante a detentor do título de Pele-de-Lobo, os mais temidos guerreiros viquingues a serviço do Jarl, e lutar pelo deus Pai da Guerra, Thor. Apesar do juramento de sangue de eterna lealdade, feito na infância com o seu amigo Somerled, um rapaz inteligente mas insondável e solitário, eles pareciam fadados a seguirem caminhos divergentes. Após muitas aventuras e provas, o jovem Eyvind, agora um Pele-de-Lobo, foi enviado juntamente com o erudito cortesão Somerled para as verdejantes ilhas do outro lado do mar, num empreendimento liderado por Ulf, irmão de Somerled. Entretanto, neste longínquo lugar, Nessa, iniciada nos estudos dos mistérios e filha de uma linhagem datada antes dos tempos e sobrinha do Rei dos Folks, não tinha previsto o futuro que se aproximava de si. Acontecimentos trágicos abatem-se então sobre a isolada população das ilhas, vendo a sua tradição e vidas em risco. Restava a Nessa tentar salvar o seu povo... enquanto Eyvind confrontava uma difícil decisão devido ao seu juramento.

A Máscara de Raposa

Sinopse:

Ao atingir a maioridade, Thorvald descobre um segredo guardado há 18 anos, e decide, num ímpeto, partir em busca do pai que nunca conheceu. Na sua viagem desesperada em direcção à distante ilha do povo das Facas Longas, acompanha-o a sua amiga Creidhe, filha de Eyvind e Nessa, apesar dos protestos do amigo, e Sam. Contudo, a coragem da jovem foi subestimada. O povo da ilha era diferente do que os esgotados viajantes imaginavam. Desconfiados, aterrorizados e governados por um cruel tirano, eles não explicavam a razão pela qual Creidhe tinha que esconder os seus cabelos louros nem por que havia tão poucas crianças entre esta estranha gente. Pouco depois, com o nascimento de um bebé, Creidhe descobre a terrível maldição que paira sobre o povo dos Facas Longas e a única forma de o resolver. O futuro da ilha dependia de um poderoso vidente, de uma criança visionária, o Máscara de Raposa, raptado para a Ilha das Nuvens, protegido pelas forças da Natureza. Existe entretanto uma outra maneira de levantar a maldição, que os viajantes iriam possivelmente descobrir tarde demais...
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Dark Angel
Integrado
Integrado

Registo: 05 Jan 2007
:
Local/Origem: Porto
5321 moeda
7332

Items

MensagemColocada: Seg Fev 19, 2007 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei muito da personagem Somerled e da sua conturbada relação com Eyvind. Aliás, quando li o primeiro livro achei que o Somerled tinha sentimentos mais profundo do que uma forte amizade para com o Eyvind. Isto não foi confirmado no segundo livro.

No segundo livro houve uma coisa que não gostei - o destino de Sam.

Um hipotético terceiro livro tinha muito pano para mangas e autora não colocou esta hipótese definitivamente de lado, mas tão cedo não lhe vai pegar.
Kathleen
Ancião
Ancião

Registo: 02 Jan 2007
:
Local/Origem: Azeitão
60528 moeda
77977

Items

MensagemColocada: Seg Fev 19, 2007 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Não gostei tanto destes livros como dos de Sevenwaters, achei que lhes faltava alguma coisa, mas até são interessantes.

No primeiro livro gostei também do Somerled, acho que era a personagem que se encontrava mais bem desenvolvida. A Nessa acho que era um bocado... não sei como a definir, não foi uma personagem que me atraísse muito, bem como o Eyvind.

No segundo livro gostei de Thorvald até uma parte. Mas acho que foi a minha personagem preferida. De resto, também não gostei da rapariga, a Creidhe.

P.S. - Dark Angel, o que é que aconteceu ao Sam?

(Vou mesmo ter de reler os livros...)
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Dark Angel
Integrado
Integrado

:
5321 moeda
7332

Items

MensagemColocada: Ter Fev 20, 2007 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

Smile Percebo bem a que te referes. Esta também não foi a minha saga preferida. Não consegui simpatizar tanto com estas personagens como com as de Sevenwaters, mas que fazer? Em todo o caso a história está muito bem escrita e conseguiu interessar-me.

Ora bem, não queria fazer spoiler, mas vai ter de ser:

O Sam, quando eles regressaram a casa, assim que chegou enamorou-se logo das faces coradas da irmã da Creidhe. Não gostei. Tanto tempo a cair de amores e mal chega a casa apaixona-se por outra. Estas coisas não me agradam, principalmente se a certa altura nos fizeram acreditar que o sentimento era puro e forte. Cheguei a torcer por ele! E depois, sem o vermos afastar-se ou a reconhecer que não tem hipótese, ele apaixona-se por outra. A minha diminuta veia romantica não tolera estas coisas! Evil or Very Mad
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Qua Fev 21, 2007 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Spoliers:

Antes de mais devo dizer que começei a ler os livros da Juliet por ordem inversa, isto é o seu primeiro livro que li foi Espelho Negro, depois esta saga e só depois a trilogia Sevenwaters. Até à data todos eles foram, para mim, excelentes...claro que existem uns livros que gostamos mais que outros, mas estão todos a um nivel "alto"

Por um lado penso que tem todas as condições para se pegar novamente nesta história e desenvolve-la muito mais...

Somerland, foi de facto a personagem mais marcante no primeiro livro, gostei igualmente de Eyvhin e de Nessa e em especial o castigo aplicado por Eyvind a Somerland...

No segundo livro, para mim foi igualmente muito bom, gostei do evoluir da personagem "Somerland", mas acima de tudo gostei muito de Guardião...

Gostava que Somerland, tivesse uma palavra final para Eyvind, pois este sempre dignificou o seu juramento de sangue...mas quem sabe se não poderemos ver isso melhor desenvolvido num futuro que tambem não me pareçe que esteja próximo...
Voltar acima
Dark Angel
Integrado
Integrado

:
5321 moeda
7332

Items

MensagemColocada: Qua Fev 21, 2007 8:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Interessante, alguém que não começou por ler Sevenwaters primeiro... não sei se teria gostado tanto da autora se não tivesse sido com esta trilogia o meu primeiro encontro a escrita dela.

Ninguém achou que o amor de Somerled podia ser algo mais, especialmente com as indicações dadas no primeiro livro?

Vou transcrever o que já escrevi noutro fórum e digam-e o que acham:

"Para quem ainda não leu O Filho de Thor não convém ler o resto...

Como ainda tenho o livro fresquinho fui buscar as partes que me fizeram sugir esta dúvida e passo a trascrevê-las:

Pag. 511 (Eyving)"Pelos ossos de Odin, Somerlead, não se pode falar contigo! Não fazes qualquer sentido. Como podes falar do dever de irmão para irmão, se...nem sei por onde começar. Seguiu-se um breve silêncio. (Somerlead)- Nem sempre foi assim entre nós. - Havia, agora, um tom diferente na voz de Somerlead, que descruzara os braços e olhava as mãos; os dedos torciam-se uns nos outros"

Pag.512 "Houve uma coisa, pelo menos, que eu aprendi em Hammarsby - disse Somerlead com uma voz não mais forte do que um murmurio.- Só que tu nunca percebeste. Mesmo agora, continuas sem perceber. Ainda bem, talvez."

Pag. 536 " O jovem segurava o olhar de Somerlead com o seu, mas Nessa sabia que ele (Eyving) não estava a ver o mesmo que ela, algo que lhe fazia encolher o coração de piedade e dor pelos dois. Ele não estava a ver o amor nos olhos de Somerlead. (...) A jovem pensou saber o que ia no coração de Somerlead. Eu nunca poderia ter sido bom para ti, nunca, por mais que tivese tentado, por mais que tivesse conseguido. E nunca poderei ser o homem que tu és."

Leiam, releiam, enquadrem no resto da história. Penso que poderia explicar a razão de Somerlead só conseguir ter prazer com mulheres através de violência. De ele ser tão sarcático em relação a Signe. De ele focar tantas vezes a ingenuidade de Eyving. Penso que a negação do que ele sentia e a tentativa de ele se elevar aos olhos de Eyving poderão ter influenciado as suas atitudes, mesmo que depois ele se tivesse algures enredado nos seus estratagemas e afastado da sua ideia/motivação inicial. "
Dark Angel, in Fórum Sevenwaters
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Ter Fev 27, 2007 6:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Spoliers:

O que vem dar "beleza" a Somerland foi de facto a sua maneira de ser com a sua forte personalidade...penso que este acabou mesmo por "mudar" em relação aos seus sentimentos, mais tarde e pareçe-me que no fundo acabou por ver um pouco o que é o amor...pelo menos tornou-se numa pessoa humilde...

O que dizem do futuro de Mascara da Raposa e Guardião, poderão um dia voltarem a ver-se e falarem "normalmente" um com o outro ?

PS: foi de facto o primeiro livro que li da escritora ( Espelho Negro) e o ultimo ( espada ) e fiquei logo "viciado" pelo tipo de escrita e em especial pelos nomes de Tuala / Bridlei e Faolan....a proposíto no forum do Sevenwaters, já esta uma capa do terceiro livro destas crónicas ( versao americana)...
Voltar acima
Dark Angel
Integrado
Integrado

:
5321 moeda
7332

Items

MensagemColocada: Ter Fev 27, 2007 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Não vejo porque razão eles não poderão não falar um com o outro. Não estão tão longe assim e a saudade de Guardião por Pequenino pode ser um trunfo para a Creidhe, na sua tentativa de torná-lo mai sociável. Afinal, se ele não quiser deixar de ser um bicho do mato (ou bicho da ilha), não poderá conhecer o sogro. Wink
Kathleen
Ancião
Ancião

:
60528 moeda
77977

Items

MensagemColocada: Ter Fev 27, 2007 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou mesmo ter de reler esses livros, estou a ver... Mas acho que até era interessante eles voltarem a falar.

Qual será o assunto do próximo livro, se houver? Irá retomar a história de alguma das personagens já existentes?
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Dark Angel
Integrado
Integrado

:
5321 moeda
7332

Items

MensagemColocada: Qua Fev 28, 2007 12:34 am    Assunto: Responder com Citação

Podia ser um filho destes dois, que após anos em reclusão ia para as ilhas do povo da sua mãe e aí encontrava alguém. Claro que Somerled e Eyvind tinham de estar vivos, ou então escreverem um ao outro.
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Sex Mar 02, 2007 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação

O que vos pareçe se o Padre Nilly regresar as Ilhas Brilhantes e além de ir vêr o seu filho, rever Nessa e Edvind ? seria interessante, poderia ser uma porta aberta para o dialogo entre estas Ilhas...Nessa não tem lá muita simpatia por ele, mas ao ver um homem diferente, transformado quem sabe se não fosse possivel eles entenderem-se...e quem sabe ir acompanhado de Guardião e até mesmo o pequenito...
Voltar acima
Kathleen
Ancião
Ancião

:
60528 moeda
77977

Items

MensagemColocada: Sex Mar 02, 2007 9:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Ups... Embarassed Quem é o padre Nilly? É o Somerled? Ai esta minha memória...
Voltar acima
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Ter Abr 17, 2007 6:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Kat,

Nem pareçe teu então não sabes quem é o padre Nilly ? é o irmão de sangue de Edvind...seria engraçado o reencontro não te pareçe ?
Voltar acima
Crookshanks
Integrado
Integrado

Registo: 09 Mar 2007
:

3152 moeda
5101

Items

MensagemColocada: Qui Jul 05, 2007 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Nilly? Não era Niall?

SPOILER:

O Somerled convertido? Razz
Voltar acima
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador
avalon
Compulsive Writer
Compulsive Writer

:

18787 moeda
26151

Items

MensagemColocada: Qua Jul 25, 2007 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Quando me refiro ao Somerled se ter convertido isso aplica-se à mudança que ocorreu no segundo livro quando este se converte à fé católica e se arrepende de todos os pecados que cometeu durante o tempo que reinou nas Ilhas Brilhantes. Chega ao ponto de sacrificar a própria vista em prol da paz, ao aceitar efectuar o ritual para se tornar Mascara da Raposa, chegando inclusive a perder um dos olhos no ritual. No fundo tornou-se o que Evynd sempre desejou para ele, e foi graças ao castigo aplicado por este (deixa-lo ir num simples barquinho, à deriva no mar, para saber a coragem que os padres tinham para poder divulgar a sua fé crista) que Somerled aprendeu a ser um homem humilde.

Ele não passa, no fundo, de uma pessoa que sempre foi desprezada e que apenas procura que gostem dele, que apenas espera um pouco de aceitação. É verdade que ele não olhou a meios para atingir os seus fins, cometeu barbaridades chegando ao ponto de matar o próprio irmão que era um homem muito respeitado nas Ilhas (ULF), mas no fundo ele só cria chamar a atenção, ser amado e que situação melhor do que se tornar rei para atingir esses fins. No meu entender, provavelmente ele até não é má pessoa e isso acabou provado no segundo volume da saga.

Se formos a ver bem é ele o centro de toda a saga, muito do que acontece tem a ver com esta personagem e não tendo um papel tão activo no segundo volume (mas importante), não deixa afinal de contas ser o centro da acção.
No entanto existem outras duas personagens que me marcaram muito nesta saga:

Mascara Raposa
Uma personagem extremamente invulgar, sendo ao mesmo tempo, observador e infantil, sábio e curioso. Fiquei deverás surpreendido com a sua atitude no final do livro, não estava nada à espera, foi ele que com a sua enorme coragem “salva” a situação dramática que ocorre na parte final do livro, não deixa de ser uma personagem encantadora, complexa e que no fundo é apenas um miúdo, no fundo o expoente máximo de personagem mágica na saga.

E depois temos ainda Guardião:

Que personagem, mesmo sendo filho de quem é, decide prescindir da sua juventude para proteger a vida de pequenito, seu sobrinho, pois é contra a barbaridade do ritual. Parte para a ilha e ai defende, sozinho, todos os ataques que são movidos para a tentativa de captura de Máscara de Raposa, mostra uma destreza e uma capacidade de combate invulgar, mas no fundo uma pessoa bondosa e de um enorme coração, apenas foi suplantado pela astúcia de Thorvald.
Fiquei realmente triste por ele quando finalmente compreendeu que Pequenito queria estar com a sua tribo, com aqueles que tanto mal tinham causado á sua mãe e de quem Guardião o tentava proteger arriscando a sua vida e tirando a vida de tantos outros. No entanto no final teve o que merecia e foi justo o destino para esta personagem profunda e de enormes sentimentos teve no final da saga…fica a seguinte questão será ele o filho que Nessa teve que entregar ao povo da Tribo das Focas?

Uma nota final para Evynd, uma personagem interessantíssima, logo desde miúdo mostrou-se um guerreiro cheio de destreza, ao conseguir tornar-se um pele-de-lobo, o único que compreendia e gostava de Somerled e que acaba por levar uma transformação enorme ao chegar às Ilhas Brilhantes. Ao aperceber-se das barbaridades de Somerled e da forma de actuar dos seu próprio povo, entra em estado de choque, ficando irreconhecível. Penso mesmo que o factor decisivo para a sua sobrevivência foram os dois cães-lobos que o protegeram, pois mesmo sendo Nessa quem cuidou dele, penso ter sido a afeição destes animais que levou Nessa e a sua conselheira a não o matar. Ao recuperar do seu trauma, tenta tudo para fazer vêr, tanto ao seu povo como em especial Somerled, que estes agiam mal, seguindo os seus princípios e mostrando-se um homem à altura, interessantíssimo o castigo que acabou por aplicar a Somerled (acima referido) depois de todo o mal que este lhe causou mostrando ser além de um grande guerreiro, um homem sábio mostrando ser verdadeiramente um digno FILHO DO THOR. Interessante ainda como se torna um excelente marido e pai.

Talvez com alguma injustiça considere este o melhor casal criado pela Juliet (correndo o risco de estar a ser injusto).

É evidente que temos outras personagens interessantíssimas nesta saga, o próprio filho de Somerled, Thoryald, uma personagem interessantíssima, obstinada, astuta e muito bem desenvolvida ao longo do segundo volume e claro a filha do meu casalinho preferido, que provou ser digna de ser progenitora deste casal, o aventureiro e grande marinheiro SAM, o própiro Asgrim, entre outros.

Independentemente de a escritora ter uma enorme cultura geral, ter as histórias muito bem conseguidas e com enorme imaginação o que a meu vêr dá grandeza à sua escrita é a força que conseque com as personagens que cria

Diria que estamos perante não a Saga das Ilhas Brilhartes mas antes perante uma saga brilhante. Wink

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Julliet Marillier Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens