Autores em Destaque " /> Literatura Fantástica / Fantasia " /> Ficção Científica / Ciência " /> Terror " /> Policial / Thriller " /> Romances " /> Romancistas Portugueses " /> Problemas Sociais " /> Romance Histórico " /> Nobel " /> Ensaio/Teatro " /> Poesia " /> (Auto) Biografias " /> Clássicos | Obras sem Autor " /> Livros de Estudo " /> Espiritualidades | Auto-Ajuda | Psicologia | Aperfeiçoament" /> Banda Desenhada " /> Colecções " /> Miscelaneous " /> Iniciativas O Cantinho dos Livros " /> Fan Art " /> O Cantinho dos Livros :: Verificar tópico - Saga das Ilhas Brilhantes - sinopse dos livros
EntrarUtilizadorSenha
Ligar-me automaticamente em cada visita    
Registar
Registar
Ligar e ver Mensagens Privadas
Ligar e ver Mensagens Privadas

COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.

8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!

Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Julliet Marillier

Novo Tópico   Responder a Mensagem
Saga das Ilhas Brilhantes - sinopse dos livros Ir à página Anterior  1, 2
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem
Riona
Explorador
Explorador

Registo: 06 Jul 2007
:
Local/Origem: Espinho
1887 moeda
3656

Items

MensagemColocada: Dom Set 02, 2007 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Dark Angel escreveu:

Ninguém achou que o amor de Somerled podia ser algo mais, especialmente com as indicações dadas no primeiro livro?

Leiam, releiam, enquadrem no resto da história. Penso que poderia explicar a razão de Somerlead só conseguir ter prazer com mulheres através de violência. De ele ser tão sarcático em relação a Signe. De ele focar tantas vezes a ingenuidade de Eyving. Penso que a negação do que ele sentia e a tentativa de ele se elevar aos olhos de Eyving poderão ter influenciado as suas atitudes, mesmo que depois ele se tivesse algures enredado nos seus estratagemas e afastado da sua ideia/motivação inicial.

Engraçado, Dark Angel, eu penso o mesmo. De facto todas as pistas podem apontar nesse sentido, e vendo como um todo a personagem de Somerled e a sua relação com Eyvind, penso que pode ser essa uma das explicações. Já na altura, quando discutimos isto no outro forum, eu tinha lido o livro há pouco tempo e pensava assim. Agora que andei a "fazer revisões", continuo a pensar nessa possibilidade. Aliás, quanto mais leio mais me convenço. Ora eu sei que num qualquer chat desses que se fazem ao vivo, alguém já perguntou à Juliet se era verdade, e ela não confirou mas também não desmentiu. Acho que ela quis manter um pouco a ambiguidade e o mistério que tanta riqueza conferem às suas obras.

Citação:
Interessante, alguém que não começou por ler Sevenwaters primeiro... não sei se teria gostado tanto da autora se não tivesse sido com esta trilogia o meu primeiro encontro a escrita dela.

Concordo. Agora estou a ler a Saga outra vez, estou a meio do Máscara de Raposa, e depois de já ter lido toda a obra da autora editada até agora, penso na saga das Ilhas Brilhantes como a menos apaixonante. Não sei bem explicar porquê, e quando tento "enrolo-me" toda. Wink
É obvio que não tem o "brilho ofuscante" Razz de Sevenwaters, mas não penso que seja só por isso (as Crónicas de Bridei também não têm esse "arrebatamento apaixonado", mas constituem uma trilogia excelente). Não sei, parece-me talvez uma história muito forçada em certas partes, sem grande magia (em relação às personagens, à história, porque é óbvio que magia por lá é o que não falta). Neste aspecto até o Wildwood Dancing, que muita gente descreve como sendo muito simples, muito linear, tem mais interesse. Por isso, até agora, à saga é a obra de Juliet que pessoalmente me diz menos, mas que no entanto também adorei ler. E isto porque é de lá que sai uma das personagens de Juliet mais interessantes, complexas e desafiadoras de sempre: precisamente o Somerled. Acho que em termos de complexidade, nenhuma outra personagem dela chegou a este nível, e penso que é essencialmente dele que a Saga depende, pelos menos para mim é ele, os seus actos, e os actos das outras personagens para com ele que que dão interesse a estes dois livros. É este para mim, o grande trunfo da Saga, as questões que levanta: juramento de lealdade vs verdade, a sabedoria da decisão de Eyvind, o manter a amizade de infância, mesmo que "por linhas tortas", a busca de Thorvald pelo pai e, consequentemente, a sua identidade, o poder, e a sua sedução pelos humanos. Questões que não são novas, é certo, mas que a Juliet soube abordar de forma genial. Smile
É por isso que sendo no geral a obra que me apaixonou menos, não deixa de ser um trabalho de grande valor, e que qualquer fã do género não deve dispensar. Eu já li montes de vezes, e volta e meia vou voltar a ler, quanto mais não seja pelo motivo que me levou a fazer revisões, desta vez: saudades do freak do Somerled... Twisted Evil

(desculpem lá o post enorme e até um pouco confuso, mas hoje deu-me para aqui... Embarassed )

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum O Cantinho dos Livros » Julliet Marillier Todos os tempos são GMT + 1 Hora
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens