|
COMPULSORY UPGRADE!!! Request an upgrade NOW! 32+ Pre-installed Modifications! 3 Server Locations to choose from: USA, UK and JAPAN.
8th December 2012 - phpBBServer: All servers are upgraded to run using SSD drive. Click Here to report problems!
 |
| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
inis Explorador

Registo: 28 Jul 2008 Mensagens: 77 : Local/Origem: Lisboa 1897 moeda
2880
Items
|
Colocada: Ter Mar 30, 2010 11:52 pm Assunto: O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena |
|
|
Confesso que não sou grande apreciadora de literatura fantástica e que não esperava que este pequeno livro pertencesse a esse género. No entanto, por razões que agora não vêm ao caso, peguei nele, cheia de expectativas. A verdade é que não me desiludi, bem pelo contrário. Escrito na década de 1960 e inspirado em duas narrativas do Orto do Esposo (um livro medieval) é um verdadeiro hino revolucionário à liberdade e ao amor, temas que me são muito caros. Nele, conta-se a história de um homem cujo sangue tem poderes curativos e que acaba por ser acusado de bruxaria. É difícil dizer mais sem revelar pormenores, mas marcaram-me, principalmente, as reviravoltas ao virar de cada página, que só poderiam ser proporcionadas pelos vários elementos fantásticos presentes na história. Em termos formais, achei interessante, por exemplo, a combinação entre prosa e poesia, e a existência pontual de duas colunas que contam o mesmo de pontos de vista diferentes. Na realidade, o que mais me surpreendeu foi a existência de um livro deste género, em Português, em plena de década de 1960, surpresa essa que também se pode dever à minha ignorância literária. De qualquer das formas, é uma leitura que recomendo. Só não sei muito bem é qual é a situação do livro em termos editoriais. A edição que li é da Colecção 40 Anos RTP e já a tinha cá por casa. Sendo um conto, e tal como o autor diz na nota introdutória, já foi incluído em várias colectâneas, entre as quais a Antologia do Conto Fantástico Português (1974). Não sei se estará também disponível n'Os Grão-Capitães, de Jorge de Sena, que já vi em várias livrarias.
Para terminar, e porque acho que as minhas palavras foram um pouco confusas, deixo aqui um excerto das palavras do autor acerca d'O Físico Prodigioso:
| Citação: | | Com efeito, o experimentalismo narrativo, jogando com o espaço, o tempo, a repetição variada do texto, etc., é uma das bases essenciais desta novela, como o é a Idade Média ou algo de semelhante, fantástica, em que a situei. Esta «época», dando-me uma distância «pseudo-histórica», permitia-me uma liberdade da imaginação em que o fantástico, com todas as implicações eróticas e revolucionárias como eu sentia ferver em mim na pessoa do «físico», podia ser usado para tudo. (...) Igualmente me permitiu, como atmosfera, e para reforçar o tom poético da narrativa (que poderíamos dizer que é uma epopeia em prosa), inserir numerosos elementos supostos tradicionais, que todavia são criação minha, como cantigas de amigo e «romances». (pág. 12, Jorge de Sena, O Físico Prodigioso, Colecção 40 Anos RTP, 1996) |
|
|
| Voltar acima |
|
eragon369 Site Admin

Registo: 18 Dec 2006 Mensagens: 1536 : Local/Origem: Coimbra! 44470 moeda
61742
Items
|
Colocada: Dom Abr 04, 2010 10:39 pm Assunto: |
|
|
Deixaste-me bastante curioso, inês
[Esta novela foi publicada na Antologia do Conto Fantástico Português em 1967 e 1974, e pelas Edições 70 em 1977, 1980, 1983 e 1986, pela TV Guia em 1996 e pela ASA em 1995, 1997, 1999, 2001 e 2002.
Informação retirada de bibliowiki.com.pt.
] _________________ <center>
"A desintegração do átomo transformou tudo, exceto nossa forma de pensar; por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo."
<b>Einstein</b></center> |
|
| Voltar acima |
|
inis Explorador

Registo: 28 Jul 2008 Mensagens: 77 : Local/Origem: Lisboa 1897 moeda
2880
Items
|
Colocada: Ter Abr 06, 2010 9:36 pm Assunto: |
|
|
O que um pouco de pesquisa pode fazer. Sou mesmo preguiçosa  |
|
| Voltar acima |
|
| |
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|
 |
 |