Zafira Clube Forum IndexZafira Clube
O clube dos proprietários e simpatizantes do Chevrolet Zafira.

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in            Calendar

NEWS:
Superaquecimentos no motor da Zafira

Post new topic   Reply to topic    Zafira Clube Forum Index -> Mecânica e Elétrica
View previous topic :: View next topic  
Author Message
panzer_rj

:

Items

PostPosted: Tue Apr 24, 2012 7:53 pm    Post subject: Superaquecimentos no motor da Zafira Reply with quote

No início de 2010 minha Zafira CD 2001 2.0 16V, apresentou o primeiro superaquecimento com queima da junta do cabeçote e foi necessário efetuar retífica do mesmo o que foi feito em uma empresa da minha cidade que trabalha muito bem. Mas a retirada e reinstalação do cabeçote foi feita numa oficina na qual o mecânico apertou 6 dos 10 parafusos do mesmo sem o torque adequado e durante uma viagem ao Espírito Santo o carro voltou a superaquecer, queimar a junta do cabeçote e cheguei ao destino rebocado, onde tive toda a despesa repetida novamente, incluindo nova retífica e estou até hoje negociando o ressarcimento com a oficina. Esse problema de superaquecimento na realidade era causado por diversos fatores o que só vim a descobrir bem depois, pois ocorreu um terceiro superaquecimento e foi feita uma terceira e última retífica, pois o cabeçote não admite outra nova a menos que sua borda de liga leve seja refeita e só existem 2 retíficas no Brasil capazes de fazer isso, uma no Espírito Santo e outra no Rio Grande do Sul, sendo que a mais barata no E.S. cobra R$ 1.400,00.

Os problemas de superaquecimento da Zafira só foram eliminados definitivamente depois de eu ter trocado ou reparado algumas peças e efetuado algumas ações que descrevo a seguir:

1 - Tampa do reservatório de expansão de água do motor: Foi trocada preventivamente por ser barata. Muita gente não sabe que essa tampa possui integrada uma válvula de alívio de pressão que funciona como se fosse um fusível. Se o motor superaquece, a água e/ou vapor dágua são expulsos através desta, protegendo e impedindo que partes mais sensíveis e bem mais caras sofram danos.

2 - Junta do cabeçote: Tinha sido trocada recentemente. Após essa terceira troca da junta, quando eu não deixava o motor aquecer a ponto da água ferver e ser expulsa pela válvula da tampa do reservatório, o fato do nível dessa água não diminuir já demonstrava que a junta do cabeçote devia estar intacta não deixando a água invadir a câmara de combustão. Um teste adicional efetuado, foi medir a taxa de compressão dos 4 cilindros não tendo sido encontrados valores anormais.

3 - Bomba dágua: Já havia sido trocada por outra nova original de carcaça metálica. Antes da troca da bomba eu via uma água pingando embaixo do carro e achava que era do ar-condicionado não observando que isso ocorria mesmo sem usar o ar. Muitos motoristas não sabem que a maioria das bombas dágua ao apresentarem problemas, propositalmente começam a pingar água como forma de mostrar visualmente que existe um defeito ou desgaste pronunciado, indicando sua troca. Outro defeito menos comum nesse componente é o rotor da bomba estar parcialmente danificado e quando é mais exigido não consegue bombear a água com força suficiente e o motor superaquece. Para saber se a bomba tem esse problema, basta desconectar a mangueira grossa no alto do radiador, ligar o carro e acelerar duas ou três vezes. O correto é a água ser expulsa com força a cada acelerada. Caso contrário existe problema.

4 - Mangueiras diversas: Algumas já tinha sido trocadas. É interessante observar que as mangueiras do carro, sejam as que conduzem água, ar ou óleo podem vazar na maioria das vezes, mas podem também sofrer um defeito menos comum que é a deformação de suas paredes de maneira que ao receberem uma força de depressão, essa força é maior do que a resistência das paredes e a mesma se fecha com essa sucção não deixando passar nada ou quase nada pelo interior da mesma.
Já tive esse problema numa mangueira de retorno do óleo do cabeçote para o bloco do motor do Chevrolet Tigra e assim o excesso de óleo sob pressão vazava pela sede de um dos parafusos da tampa do mesmo.

5 - Radiador: Este foi desmontado, as 2 laterais plásticas foram trocadas e o restante foi completamente limpo por dentro e por fora.

6 - Ventoinha: Apresentava vibração excessiva e seus rolamentos foram trocados por outros novos.

7 - Dois (2) Relés de acionamento dos estágios de alta e baixa velocidade da ventoinha: O relé de alta estava torrado e o da baixa em péssimo estado. Ambos foram trocados e a fiação dos mesmos foi refeita.

8 - Válvula termostática: Serve apenas para liberar água fria para refrigerar o motor quando esse líquido atinge determinada temperatura. Nos veículos com essa válvula instalada e funcionando perfeitamente, o ponteiro da temperatura da água deverá permanecer quase todo o tempo marcando a mesma temperatura por volta dos 90ºC. Eu optei pela retirada da mesma deixando a carcaça dessa válvula oca, mesmo sabendo que essa ausência pode incrementar um pouco o consumo de combustível já que em muitas ocasiões o motor irá funcionar mais frio do que deveria, principalmente nas épocas mais frias. Prefiro um ligeiro aumento de consumo do que essa válvula travar e superaquecer novamente meu cabeçote.

9 – Sensor de temperatura do motor: Responsável por monitorar a temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor. Ao atingir determinados valores aciona (através dos relés já citados) o primeiro estágio da ventoinha e posteriormente o segundo estágio.

Somente esses componentes e ações seriam suficientes para evitar outros episódios de aquecimentos ou superaquecimentos, mas eu instalei algo adicional que considero bem interessante:

10 – Kit Verão: Trata-se de um sensor adicional instalado naquela mangueira grossa e curta que liga a parte superior do radiador até o bloco do motor. Eu usei uma mangueira original do Fiat Tempra que se adaptou perfeitamente no lugar da original da Zafira. Esse segundo sensor foi instalado em paralelo com o original, ambos ligados na ventoinha. Porém esse trabalha da seguinte forma: Aciona o primeiro estágio da ventoinha quando a água atinge 82ºC e o segundo estágio em 87ºC. O original continuou fazendo o mesmo aos 87ºC e aos 92ºC. assim se um sensor falhar o outro aciona os dois estágios da ventoinha e vice-versa.

Esse Kit incluindo mangueira, sensor, relés, fiação e mão de obra me custaram pouco mais de R$ 200,00, valor esse que considero barato em função da segurança térmica extra que proporciona.
Back to top
View user's profile Send private message
zvideo

:

Items

PostPosted: Tue Apr 24, 2012 11:08 pm    Post subject: Reply with quote

Algumas considerações:
1-Retirar a válvula termostática não aumenta um pouco o consumo, aumenta muito, me diga quanto está fazendo por litro na estrada? Eu estou fazendo 11,5 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina, isso à 100 110 km/h no percuso entre Porto Alegre e Curitiba (720KM)
2-Concordo com a maiora das prevensões, mas me parece que teu problema foi relé e válvula termostática.
3-Eu recolocaria a válvula termostática e analisaria o motor com o scanner OP COM (dá para comprar direto da China ou no Mercado Livre), analisaria a temperatura, o acionamento da ventoinha e o avanço do motor, pois o avanço é o melhor para diagnosticar problemas com junta, ponto oscilante indica problemas.
4-Não falou sobre o uso de aditivos a base de etileno glicol no sistema de arrefecimento e qual o percentual que usou.
Back to top
panzer_rj

:

Items

PostPosted: Thu Apr 26, 2012 4:11 pm    Post subject: Reply with quote

Olha zvideo, vou te dizer...
A danada bebe mais que a minha família em dia de festa, não é a toa que eu tenho kit GNV, porque na gasolina é um Deus nos acuda. Na verdade isso tem a ver com o fato dela vazia e abastecida pesar 1.850Kg, em função da blindagem antiga (com muito aço), mais o próprio kit GNV.
Eu até já pensei em reinstalar a válvula termostática, mas fico com medo dela mesmo nova, ou depois de usar um pouco travar e meu cabeçote superaquecer, sendo que não admite mais retífica, pois já recebeu três.
A retífica lá em Vila Velha refaz toda a borda do cabeçote deixando ele standard, mas cobra "apenas" R$ 1.400,00 para isso. E ainda tem as despesas de mão de obra para tirar e colocar de volta, kit de junta, etc.
Por isso eu prefiro ela bebendo mais na gasolina, já que eu uso bastante o GNV. Embora trabalhe um pouco mais frio do que o normal, o fantasma do cabeçote empenado e o da despesa alta não me assombram.
Usei dois litros de aditivo verde da ValeO, que dizem ser "ecológico".
O scanner OP COM é algo bem interessante, vc falou que vendo no ML?
Back to top
zvideo

:

Items

PostPosted: Thu Apr 26, 2012 11:31 pm    Post subject: Reply with quote

Sim a DH Imports tem procure por OP-COM no mercado livre que vai aparecer, ou vá direto no site www.dhshopping.com.br, eles só vendem não mandam nada alé do scanner, mas eu posso te ensinar a usar e a analisar os dados.
Back to top
panzer_rj

:

Items

PostPosted: Fri Apr 27, 2012 3:48 am    Post subject: Reply with quote

Oi zvideo.
Nesse momento, existem no Mercado Livre 4 anúncios de Scanners OP-COM que são os seguintes:
- MG (Lagoa formosa) - OP-COM (Obd2) - Scanner + Cabo Usb + CD c/ Softwares - 117,99 (Novo)
- MG (Triângulo Mineiro) - OP-COM (Obd2) - Scanner + Cabo Usb + CD c/ Softwares - 108,89 (Novo)
- SP (São José dos Campos - DH Imports) - OP-COM (Versão 2011) - Scanner + Cabo Usb + CD c/ Softwares - 198,00 (Novo)
- MG (Montes Claros) - OP-COM (Versão desconhecida) - Scanner + Cabo Usb (FALTA CD c/ Softwares) - 70,00 (Usado)
A DH Imports, no Mercado Livre e no próprio site deles mostra a mesma foto com um CD incluso. Afinal eles mandam ou não o CD de Softwares?
Qual eu deveria comprar? O usado sem CD de R$ 70,00 seria o ideal, dependendo da versão do scanner e de obter os softwares à parte.
Como saber se esse usado é uma versão que irá me atender bem.
O que você acha que dará mais certo?
Lembrando que tenho uma Zafira 2001 CD 2.0 16V e um Tigra 1998 1.6 16V.
Back to top
zvideo

:

Items

PostPosted: Sat Apr 28, 2012 4:42 pm    Post subject: Reply with quote

Fique com o usado de R$ 70,00 os softwares em tenho, me mande uma mensagem particular com teu email que eu envio, a versão não importa, o software tem um atualizador de versão embutido
Back to top
panzer_rj

:

Items

PostPosted: Sun Apr 29, 2012 2:07 pm    Post subject: Reply with quote

Ok zvideo, comprei o de R$ 70,00. Só estou aguardando o vendedor responder meu e-mail com dados para depósito e em seguida eu passar cep e endereço de entrega.
Back to top
zvideo

:

Items

PostPosted: Wed May 02, 2012 10:03 pm    Post subject: Reply with quote

Mandei o software por email ontem
Back to top
panzer_rj

:

Items

PostPosted: Thu Jun 21, 2012 1:56 am    Post subject: Reply with quote

Olá. Já enviei mensagem pedindo sua ajuda para aprender a usar o scanner com uma zafira e um tigra. Voltando ao assunto do aquecimento: Passados três meses do "suposto" conserto da ventoinha, a mesma travou, superaqueceu e quase causou um princípio de incêndio. Aparentemente o eletricista que fez o reparo não trocou nenhum rolamento, pois se tivesse feito isso, seria impossível o travamento ocorrer. Precisei comprar um eletroventilador novo e refazer a fiação do mesmo. Duas semanas depois disso a já citada bomba dágua trocada dois anos atrás, travou, provocando a ruptura da correia dentada, empenando 8 válvulas de escape. Em menos de um mês mais de 2.000,00 de prejuízo. Essa Zafira vai entrar para o guiness book dos recordes, no quesito carros problemáticos.
Back to top
zvideo

:

Items

PostPosted: Thu Jun 21, 2012 11:55 pm    Post subject: Reply with quote

É, já tive uma Belina assim, isso lá em 87 (era 82). Depois de bater, de estourar o vidro do a porta do passageiro a noite numa garagem fechada e de a ventoinha soltar e "atacar" o radiador, vendi! Pior que uns 2 anos deois um vizinho distante compru ela (mesma placa) e ficava vendo ela na rua durante anos.
Back to top
panzer_rj

:

Items

PostPosted: Sat Dec 22, 2012 6:22 pm    Post subject: Reply with quote

Olá zvideo, tudo bem?
Finalmente consegui vender o Tigra e a Zafira lazarenta.
Agora estou rodando com um Fiesta Rocam GLX 1.6 2000/2000.
Estou procurando outro carro bem mais novo. Se por acaso eu comprar um carro da GM, te pedirei ajuda para usar o Scanner OPCom.
Abs,
Back to top
zvideo

:

Items

PostPosted: Sun Dec 23, 2012 12:15 pm    Post subject: Reply with quote

OK, quando quiser ajuda e só pedir
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Zafira Clube Forum Index -> Mecânica e Elétrica All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
Zafira Clube topic RSS feed