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Superaquecimentos no motor da Zafira

 
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panzer_rj



Joined: 23 Apr 2010
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PostPosted: Tue Apr 24, 2012 7:53 pm    Post subject: Superaquecimentos no motor da Zafira Reply with quote

No início de 2010 minha Zafira CD 2001 2.0 16V, apresentou o primeiro superaquecimento com queima da junta do cabeçote e foi necessário efetuar retífica do mesmo o que foi feito em uma empresa da minha cidade que trabalha muito bem. Mas a retirada e reinstalação do cabeçote foi feita numa oficina na qual o mecânico apertou 6 dos 10 parafusos do mesmo sem o torque adequado e durante uma viagem ao Espírito Santo o carro voltou a superaquecer, queimar a junta do cabeçote e cheguei ao destino rebocado, onde tive toda a despesa repetida novamente, incluindo nova retífica e estou até hoje negociando o ressarcimento com a oficina. Esse problema de superaquecimento na realidade era causado por diversos fatores o que só vim a descobrir bem depois, pois ocorreu um terceiro superaquecimento e foi feita uma terceira e última retífica, pois o cabeçote não admite outra nova a menos que sua borda de liga leve seja refeita e só existem 2 retíficas no Brasil capazes de fazer isso, uma no Espírito Santo e outra no Rio Grande do Sul, sendo que a mais barata no E.S. cobra R$ 1.400,00.

Os problemas de superaquecimento da Zafira só foram eliminados definitivamente depois de eu ter trocado ou reparado algumas peças e efetuado algumas ações que descrevo a seguir:

1 - Tampa do reservatório de expansão de água do motor: Foi trocada preventivamente por ser barata. Muita gente não sabe que essa tampa possui integrada uma válvula de alívio de pressão que funciona como se fosse um fusível. Se o motor superaquece, a água e/ou vapor dágua são expulsos através desta, protegendo e impedindo que partes mais sensíveis e bem mais caras sofram danos.

2 - Junta do cabeçote: Tinha sido trocada recentemente. Após essa terceira troca da junta, quando eu não deixava o motor aquecer a ponto da água ferver e ser expulsa pela válvula da tampa do reservatório, o fato do nível dessa água não diminuir já demonstrava que a junta do cabeçote devia estar intacta não deixando a água invadir a câmara de combustão. Um teste adicional efetuado, foi medir a taxa de compressão dos 4 cilindros não tendo sido encontrados valores anormais.

3 - Bomba dágua: Já havia sido trocada por outra nova original de carcaça metálica. Antes da troca da bomba eu via uma água pingando embaixo do carro e achava que era do ar-condicionado não observando que isso ocorria mesmo sem usar o ar. Muitos motoristas não sabem que a maioria das bombas dágua ao apresentarem problemas, propositalmente começam a pingar água como forma de mostrar visualmente que existe um defeito ou desgaste pronunciado, indicando sua troca. Outro defeito menos comum nesse componente é o rotor da bomba estar parcialmente danificado e quando é mais exigido não consegue bombear a água com força suficiente e o motor superaquece. Para saber se a bomba tem esse problema, basta desconectar a mangueira grossa no alto do radiador, ligar o carro e acelerar duas ou três vezes. O correto é a água ser expulsa com força a cada acelerada. Caso contrário existe problema.

4 - Mangueiras diversas: Algumas já tinha sido trocadas. É interessante observar que as mangueiras do carro, sejam as que conduzem água, ar ou óleo podem vazar na maioria das vezes, mas podem também sofrer um defeito menos comum que é a deformação de suas paredes de maneira que ao receberem uma força de depressão, essa força é maior do que a resistência das paredes e a mesma se fecha com essa sucção não deixando passar nada ou quase nada pelo interior da mesma.
Já tive esse problema numa mangueira de retorno do óleo do cabeçote para o bloco do motor do Chevrolet Tigra e assim o excesso de óleo sob pressão vazava pela sede de um dos parafusos da tampa do mesmo.

5 - Radiador: Este foi desmontado, as 2 laterais plásticas foram trocadas e o restante foi completamente limpo por dentro e por fora.

6 - Ventoinha: Apresentava vibração excessiva e seus rolamentos foram trocados por outros novos.

7 - Dois (2) Relés de acionamento dos estágios de alta e baixa velocidade da ventoinha: O relé de alta estava torrado e o da baixa em péssimo estado. Ambos foram trocados e a fiação dos mesmos foi refeita.

8 - Válvula termostática: Serve apenas para liberar água fria para refrigerar o motor quando esse líquido atinge determinada temperatura. Nos veículos com essa válvula instalada e funcionando perfeitamente, o ponteiro da temperatura da água deverá permanecer quase todo o tempo marcando a mesma temperatura por volta dos 90ºC. Eu optei pela retirada da mesma deixando a carcaça dessa válvula oca, mesmo sabendo que essa ausência pode incrementar um pouco o consumo de combustível já que em muitas ocasiões o motor irá funcionar mais frio do que deveria, principalmente nas épocas mais frias. Prefiro um ligeiro aumento de consumo do que essa válvula travar e superaquecer novamente meu cabeçote.

9 – Sensor de temperatura do motor: Responsável por monitorar a temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor. Ao atingir determinados valores aciona (através dos relés já citados) o primeiro estágio da ventoinha e posteriormente o segundo estágio.

Somente esses componentes e ações seriam suficientes para evitar outros episódios de aquecimentos ou superaquecimentos, mas eu instalei algo adicional que considero bem interessante:

10 – Kit Verão: Trata-se de um sensor adicional instalado naquela mangueira grossa e curta que liga a parte superior do radiador até o bloco do motor. Eu usei uma mangueira original do Fiat Tempra que se adaptou perfeitamente no lugar da original da Zafira. Esse segundo sensor foi instalado em paralelo com o original, ambos ligados na ventoinha. Porém esse trabalha da seguinte forma: Aciona o primeiro estágio da ventoinha quando a água atinge 82ºC e o segundo estágio em 87ºC. O original continuou fazendo o mesmo aos 87ºC e aos 92ºC. assim se um sensor falhar o outro aciona os dois estágios da ventoinha e vice-versa.

Esse Kit incluindo mangueira, sensor, relés, fiação e mão de obra me custaram pouco mais de R$ 200,00, valor esse que considero barato em função da segurança térmica extra que proporciona.
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zvideo



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PostPosted: Tue Apr 24, 2012 11:08 pm    Post subject: Reply with quote

Algumas considerações:
1-Retirar a válvula termostática não aumenta um pouco o consumo, aumenta muito, me diga quanto está fazendo por litro na estrada? Eu estou fazendo 11,5 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina, isso à 100 110 km/h no percuso entre Porto Alegre e Curitiba (720KM)
2-Concordo com a maiora das prevensões, mas me parece que teu problema foi relé e válvula termostática.
3-Eu recolocaria a válvula termostática e analisaria o motor com o scanner OP COM (dá para comprar direto da China ou no Mercado Livre), analisaria a temperatura, o acionamento da ventoinha e o avanço do motor, pois o avanço é o melhor para diagnosticar problemas com junta, ponto oscilante indica problemas.
4-Não falou sobre o uso de aditivos a base de etileno glicol no sistema de arrefecimento e qual o percentual que usou.
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panzer_rj



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PostPosted: Thu Apr 26, 2012 4:11 pm    Post subject: Reply with quote

Olha zvideo, vou te dizer...
A danada bebe mais que a minha família em dia de festa, não é a toa que eu tenho kit GNV, porque na gasolina é um Deus nos acuda. Na verdade isso tem a ver com o fato dela vazia e abastecida pesar 1.850Kg, em função da blindagem antiga (com muito aço), mais o próprio kit GNV.
Eu até já pensei em reinstalar a válvula termostática, mas fico com medo dela mesmo nova, ou depois de usar um pouco travar e meu cabeçote superaquecer, sendo que não admite mais retífica, pois já recebeu três.
A retífica lá em Vila Velha refaz toda a borda do cabeçote deixando ele standard, mas cobra "apenas" R$ 1.400,00 para isso. E ainda tem as despesas de mão de obra para tirar e colocar de volta, kit de junta, etc.
Por isso eu prefiro ela bebendo mais na gasolina, já que eu uso bastante o GNV. Embora trabalhe um pouco mais frio do que o normal, o fantasma do cabeçote empenado e o da despesa alta não me assombram.
Usei dois litros de aditivo verde da ValeO, que dizem ser "ecológico".
O scanner OP COM é algo bem interessante, vc falou que vendo no ML?
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zvideo



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PostPosted: Thu Apr 26, 2012 11:31 pm    Post subject: Reply with quote

Sim a DH Imports tem procure por OP-COM no mercado livre que vai aparecer, ou vá direto no site www.dhshopping.com.br, eles só vendem não mandam nada alé do scanner, mas eu posso te ensinar a usar e a analisar os dados.
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panzer_rj



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PostPosted: Fri Apr 27, 2012 3:48 am    Post subject: Reply with quote

Oi zvideo.
Nesse momento, existem no Mercado Livre 4 anúncios de Scanners OP-COM que são os seguintes:
- MG (Lagoa formosa) - OP-COM (Obd2) - Scanner + Cabo Usb + CD c/ Softwares - 117,99 (Novo)
- MG (Triângulo Mineiro) - OP-COM (Obd2) - Scanner + Cabo Usb + CD c/ Softwares - 108,89 (Novo)
- SP (São José dos Campos - DH Imports) - OP-COM (Versão 2011) - Scanner + Cabo Usb + CD c/ Softwares - 198,00 (Novo)
- MG (Montes Claros) - OP-COM (Versão desconhecida) - Scanner + Cabo Usb (FALTA CD c/ Softwares) - 70,00 (Usado)
A DH Imports, no Mercado Livre e no próprio site deles mostra a mesma foto com um CD incluso. Afinal eles mandam ou não o CD de Softwares?
Qual eu deveria comprar? O usado sem CD de R$ 70,00 seria o ideal, dependendo da versão do scanner e de obter os softwares à parte.
Como saber se esse usado é uma versão que irá me atender bem.
O que você acha que dará mais certo?
Lembrando que tenho uma Zafira 2001 CD 2.0 16V e um Tigra 1998 1.6 16V.
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zvideo



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PostPosted: Sat Apr 28, 2012 4:42 pm    Post subject: Reply with quote

Fique com o usado de R$ 70,00 os softwares em tenho, me mande uma mensagem particular com teu email que eu envio, a versão não importa, o software tem um atualizador de versão embutido
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panzer_rj



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PostPosted: Sun Apr 29, 2012 2:07 pm    Post subject: Reply with quote

Ok zvideo, comprei o de R$ 70,00. Só estou aguardando o vendedor responder meu e-mail com dados para depósito e em seguida eu passar cep e endereço de entrega.
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zvideo



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PostPosted: Wed May 02, 2012 10:03 pm    Post subject: Reply with quote

Mandei o software por email ontem
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panzer_rj



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PostPosted: Thu Jun 21, 2012 1:56 am    Post subject: Reply with quote

Olá. Já enviei mensagem pedindo sua ajuda para aprender a usar o scanner com uma zafira e um tigra. Voltando ao assunto do aquecimento: Passados três meses do "suposto" conserto da ventoinha, a mesma travou, superaqueceu e quase causou um princípio de incêndio. Aparentemente o eletricista que fez o reparo não trocou nenhum rolamento, pois se tivesse feito isso, seria impossível o travamento ocorrer. Precisei comprar um eletroventilador novo e refazer a fiação do mesmo. Duas semanas depois disso a já citada bomba dágua trocada dois anos atrás, travou, provocando a ruptura da correia dentada, empenando 8 válvulas de escape. Em menos de um mês mais de 2.000,00 de prejuízo. Essa Zafira vai entrar para o guiness book dos recordes, no quesito carros problemáticos.
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zvideo



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PostPosted: Thu Jun 21, 2012 11:55 pm    Post subject: Reply with quote

É, já tive uma Belina assim, isso lá em 87 (era 82). Depois de bater, de estourar o vidro do a porta do passageiro a noite numa garagem fechada e de a ventoinha soltar e "atacar" o radiador, vendi! Pior que uns 2 anos deois um vizinho distante compru ela (mesma placa) e ficava vendo ela na rua durante anos.
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panzer_rj



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PostPosted: Sat Dec 22, 2012 6:22 pm    Post subject: Reply with quote

Olá zvideo, tudo bem?
Finalmente consegui vender o Tigra e a Zafira lazarenta.
Agora estou rodando com um Fiesta Rocam GLX 1.6 2000/2000.
Estou procurando outro carro bem mais novo. Se por acaso eu comprar um carro da GM, te pedirei ajuda para usar o Scanner OPCom.
Abs,
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zvideo



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PostPosted: Sun Dec 23, 2012 12:15 pm    Post subject: Reply with quote

OK, quando quiser ajuda e só pedir
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